Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Abertas as inscrições para o Curta no Varal – Mostra Rondoniense de Curta-Metragem na Rua

Projeto celebra a cultura e o cinema rondoniense com exibições gratuitas em espaços públicos


Abertas as inscrições para o Curta no Varal – Mostra Rondoniense de Curta-Metragem na Rua - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para o Curta no Varal – Mostra Rondoniense de Curta-Metragem na Rua, uma iniciativa inovadora que leva o cinema para os espaços públicos de Ji-Paraná e promove o acesso democrático à cultura. Organizado pelo Auá Coletivo Artístico, o evento será realizado em abril de 2025 e busca valorizar a produção audiovisual local, incentivando cineastas rondonienses a compartilharem suas histórias e perspectivas.

O projeto, foi um dos contemplados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura Paulo Gustavo, através de editais da Fundação Cultural de Ji-Paraná, e traz uma proposta única de cinema ao ar livre, inspirada nos quintais das casas do interior, com exibições em espaços centrais e periféricos, além de uma sessão especial na Aldeia Paygap da Comunidade Indígena Karo Arara. A programação será composta exclusivamente por curtas-metragens rondonienses, incluindo um filme convidado e quatro obras selecionadas por meio de uma chamada pública.

Como participar?

Os interessados podem se inscrever entre até o dia 28/02/2025, exclusivamente através de um formulário online disponibilizado pela organização, onde o regulamento também pode ser consultado. Podem participar curtas-metragens nas categorias documentário, ficção, experimental e animação, com duração entre 2 e 15 minutos, produzidos em Rondônia ou por diretores rondonienses. Os filmes devem ter classificação livre e para mais detalhes podem acessar a página do instagram @curtanovaral ou o link: https://forms.gle/4F3xq82oAMJgkzVg7 .

A seleção foi realizada por uma curadoria especializada, composta por profissionais renomados do audiovisual: Fabiano Barros (roteirista e diretor), Otavio de Sousa (produtor e diretor criativo) e Renata Ferraz (diretora e documentarista). Os filmes selecionados farão parte de uma programação única, com cinco exibições gratuitas em espaços públicos, e receberão um cachê de R$ 1.000,00 cada.

“O Curta no Varal é mais do que um evento cultural; é uma celebração da identidade rondoniense e uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários”, afirma Adrian jhonnson, um dos produtores do evento. “Queremos democratizar o acesso ao cinema e proporcionar um ambiente inclusivo onde todos possam compartilhar suas experiências culturais”, Otavio de Sousa, um dos curadores e idealizador do projeto.

Sobre o Projeto

O Curta no Varal é uma iniciativa que busca democratizar o acesso à cultura por meio do cinema de rua. Inspirado no festival Cinema no Estendal, realizado em Portugal, o projeto busca uma identidade regional, recriando a estética acolhedora dos quintais das casas no interior, com projeções em telas de tecido suspensas em varais de madeira. Propondo um conceito de cinema ao ar livre que se preocupa com a construção de uma experiência coletiva de fruição, que é própria da linguagem do cinema, as sessões serão gratuitas e acessíveis, garantindo a participação de todas as comunidades, incluindo idosos, pessoas com deficiência e outras necessidades específicas.

Além das exibições, o projeto contará com um perfil no Instagram para engajamento com o público, compartilhando bastidores e depoimentos dos participantes.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)