Terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 14h08
Alunos de Porto Velho e Rio Branco trocam experiências
sobre prevenção às drogas e gravidez na adolescência
Começou na noite de segunda e segue até esta quinta-feira o primeiro encontro entre alunos da rede municipal de educação de Porto Velho e de alunos da rede pública de Rio Branco (AC). O evento, que está sendo realizado na sede social do Sintero, tem por objetivo gerar trocas de experiências vivenciadas pelos alunos multiplicadores do Projeto Saúde e Prevenção na Escola em Porto Velho e dos educandos do Acre que participam do Projeto Esporte e Saúde.
As alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, do distrito de Mutum-Paraná, Rosivanda Prestes (16 anos), Maniele Mendonça (15) e Sâmela Alzira (15) são exemplos de que o projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está dando resultado. As três adolescentes são multiplicadoras na localidade em que moram e já conseguiram “abrir a cabeça de muitos colegas”. “Eu mesma sou um exemplo. Comecei a beber cerveja quando tinha 13 anos nas festas lá em Mutum. Uma dessas palestras me alertou para a bobagem que eu estava fazendo, então resolvi fazer o curso e agora trabalho na conscientização”, conta Rosivanda.
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Escolar da Semed, Valdete da Silva Leite, o distrito é uma área de risco para crianças e adolescentes e o projeto tem sido uma arma na prevenção do uso de drogas e gravidez na adolescência. “Jovem falando para jovem é mais atrativo, eles trazem suas experiências e alertam para os riscos”, afirma.
O coordenador do projeto aplicado nas escolas de Rio Branco, Ranys Araújo Sampaio, afirma que no estado vizinho a atuação de alunos como multiplicadores de ações de saúde e educação sexual tem obtido bons resultados. O aluno Elias Casas (17), da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Alcimar Nunes Leitão, participa do Esporte e Saúde e não tem do que reclamar. “Antes eu só gazetava, desobedecia meus pais e andava em más companhias. Hoje sou outro cara”, diz.
A ‘I troca de experiências exitosas de alunos da rede municipal de educação de Porto Velho e Rio Branco’ está sendo realizada pela Semed com apoio da Santo Antônio Energia, Conselho Estadual de Saúde, Coep e Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)