Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 07h02
O tradicional debate que acontece durante o FestCineamazônia terá, neste ano, três poetas amazônidas discutindo o tema “Povos da América Latina”. O amazonense Thiago de Mello, o colombiano Juan Manuel Roca e o peruano Arturo Corcuera estarão juntos na sexta-feira (12/11), pela manhã, no Teatro Banzeiros. O eixo temático da discussão irá focar na busca de alternativas menos cruéis para o desenvolvimento econômico da América Latina.
Para os debatedores, os modelos econômicos atualmente implantados no mundo, inclusive por nações orientais, são tiranias do lucro que deixam de lado o fator humano. Os poetas estarão expondo idéias que visam dimensionar a integração latinoamericana por meio de um modelo próprio, que possa respeitar a vida. O debate é aberto para o público em geral e resultará num DVD que será distribuído gratuitamente.
Convidados
Amadeu Thiago de Mello é natual de Barreirinha (AM), onde reside atualmente. Thiago de Mello é um dos poetas mais respeitados no país. Referência da literatura regional, tem obras traduzidas para dezenas de idiomas. Autor do poema Estatutos do Homem que deu reconhecimento mundial ao poeta.
O boliviano Juan Carlos Crespo Ayaroma é atual secretário de Cultura de Guayaramerin, Beni. Natural da histórica cidade de Cachuela Esperanza tem vasto trabalho realizado na região Amazônica boliviana. Fundou e dirigiu o primeiro canal Católico de Televisão Popular da Bolívia. Ayaroma é também professor universitário, pesquisador e escritor. Como escritor lançou o livro “Decálogo de la Geohistoria Guayaramirense” (2006) e prepara para 2011 o lançamento do titulo “Trilogía Festiva de Guayaramerín”.
O debatedor que vem do Peru é Arturo Corcuero, natural de Trujillo. Ele é formado em literatura pela Faculdade de Artes da Universidade Nacional Maior de São Marcos (1963), em Lima; em seguida desenvolveu estudos sobre a literatura na Universidade Politécnica de Madri (1964-1966). É autor dos títulos "Noé delirante" (1963), triunfante da Primavera " (1964), "As sirenes e as estações" (1976), "Os Amantes" (1978) e "Ponte dos Suspiros" (1982).
O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Fonte: Solano
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera
O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)