Sexta-feira, 17 de novembro de 2023 - 14h35

O artista plástico Bruno Souza, reconhecido por diversos trabalhos realizados no município, vai representar o estado na fase nacional da Expo Favela, em São Paulo. A feira acontece de 1º a 3 de dezembro próximo. Assim como ele, outros nove empreendedores de Rondônia foram selecionados na Expo Favela RO, que ocorreu no início de novembro, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, na capital.
Bruno tem bastante experiência com esculturas de pequeno e grande porte, e as inspirações vão desde lembranças artesanais até monumentos públicos. No currículo do artesão, que utiliza materiais como resina, argila, cerâmicas e louças para criar as obras, estão a escultura que consagra o trabalho dos ‘Soldados da Borracha’, na Praça Memorial dos Seringueiros, a estátua em homenagem ao fundador do bloco "Banda do Vai Quem Quer", empresário Manoel Mendonça, o "Manelão", fixada em frente ao Mercado Cultural, e vários outros trabalhos artísticos. O mais recente foi a confecção dos Bustos da Teresa de Benguela, utilizados na premiação Mulheres Negras, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
Recentemente o artista produziu os bustos de Teresa de Benguela para uma premiaçãoO artista também é responsável pelo painel de pintura em cerâmica inaugurado em maio deste ano na Praça das Três Caixas d’Água. Bruno também está trabalhando no projeto artístico para o interior do futuro terminal rodoviário da capital. “A tipologia de trabalho que eu faço é mostrar que através da arte a gente consegue contar a nossa história. Eu achei muito bacana a oportunidade de ter sido selecionado, poder levar parte da minha arte e também colocar em evidência que aqui a gente trabalha com isso, buscando resgatar a história local através desses trabalhos que tenho colocado em prática em parceria com a Prefeitura”, concluiu o artista.
EXPO FAVELA
A Expo Favela Innovation é uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O objetivo é dar visibilidade para estas iniciativas e, assim, promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios, a partir das oportunidades que nascerão nos eventos.
Mais do que uma feira, a Expo Favela Innovation terá́ palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)