Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Artistas rondonieses produzem animação de abertura do Fest Cineamazônia 2010


 
A professora universitária e artista plástico Eunice Bueno e o designer Ariston Oliveira, são os autores do filme de animação que será exibido na abertura de cada sessão do FestCineamazônia 2010. O filme é alusivo ao tema central do festival: o respeito aos povos e à natureza. O FestCineamazônia será em Porto Velho, de 9 a 13 de novembro, no Teatro Banzeiros.

Eunice Bueno e Ariston Oliveira são integrados do festival desde as primeiras edições, com participação em oficinas técnicas e outras atividades. A convite da organização do festival, os artistas criaram um roteiro com o defensor da floresta Mapinguari.

Como o roteiro mostra o Mapinguari numa ação defensora da natureza, a artista preferiu pintá-lo não tão monstruoso e vingativo como nos contos. “Ao imaginar o Mapinguari, preferi um personagem que é vigilante, se entristece profundamente com a ação predatória do homem, mas que mantém, também, pelo menos um fio de esperança de que algo ainda pode ser feito para salvar a natureza da insanidade de grande parte da humanidade. Ele é meio psicodélico, mas é o meu Mapinguari”, enfatiza Bueno.

O designer Ariston Oliveira foi o responsável em transformar em animação gráfica os traços e desenhos feitos por Eunice Bueno. Com habilidade técnica Oliveira manteve os traços manuais produzidos na arte original.

O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.

Fonte: Solano Ferreira
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)