Quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 17h35
Os investimentos em infra-estrutura não param de acontecer no Campus da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Preocupada com a interrupção das aulas e de serviços administrativos e pedagógicos por falta de energia elétrica, com óbvios prejuízos para o calendário acadêmico, a direção geral está construindo uma Casa de Força, com três grupos geradores de 500 KVA cada um, para suprir a demanda de energia durante as quedas no fornecimento. 
Os grupos geradores desembarcaram esta semana em Porto Velho e já se encontram no Campus da instituição, aguardando as obras de concretagem e acabamento da Casa de Força, onde serão instalados.
Os grupos geradores são movidos a diesel e operam no sistema de geração de energia standby, capazes de assumir cargas em menos de 10 segundos, imediatamente após a falta de energia na fonte principal de abastecimento, podendo atingir carga nominal em um único passo.
De acordo com o diretor-geral da FIMCA, médico Aparício Carvalho, o investimento se fez necessário para garantir a regularidade do calendário escolar das faculdades, seguidamente prejudicado com a suspensão das aulas em virtude da falta de energia elétrica por longos períodos. Enquanto a Casa de Força não fica pronta, dois grupos geradores alugados estão suprindo o Campus, desde meados do ano passado, quando há queda no fornecimento e em momentos de pico .
“Os dois grupos geradores são suficientes para suportar a demanda energética do Campus da FIMCA/Metropolitana pelo tempo que for necessário, sem prejuízo da iluminação interna e externa, sistema de refrigeração e utilização dos equipamentos eletro-eletrônicos e de informática. Mas a nova Casa de Força, com três novos grupos geradores nos dará uma tranqüilidade maior, em função da ampliação da estrutura do Campus, com outros investimentos que estamos fazendo, como o Centro Gastronômico, o Hospital Veterinário e o funcionamento dos elevadores panorâmicos do prédio Neo Clássico”, concluiu Aparício.
Fonte: Sergio Mello
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)