Quinta-feira, 24 de maio de 2007 - 09h50
As festividades serão coordenadas pelo governo estadual e prefeitura de Porto Velho
Sílvio Santos
Sob a coordenação da Secel, o governo estadual reuniu na manhã de ontem no palácio Presidente Vargas representantes de vários setores do governo estadual e municipal, para apresentar a minuta da programação que será desenvolvida em comemoração ao Centenário do Início da Construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja data é dia 4 de julho. O evento vai acontecer sob a coordenação do governo estadual em parceria com a prefeitura de Porto Velho, no pátio em volta da rotunda aproveitando o galpão da oficina. A reunião contou com a participação de representantes do GRPU, Casa Civil. Seduc, Semed, Iaripuna, Uveron, Setur, Iphan, Amigos da Madeira-Mamoré e Cerimonial do Governo Estadual. De antemão ficou decidido que no dia 4 de julho acontece um Ato Cívico com inicio às 8h com execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música da Polícia Militar, Hino Céus de Rondônia, Hino da Madeira-Mamoré, Hino do Município de Porto Velho; apresentação do Coral de Violinos da Casa Cultural Thomas Jefferson, Exibição de Vídeo e Homenagem aos ex-ferroviários, ex-maquinistas e viúvas dos ferroviários).
A comissão também aprovou a Comenda "Cravo de Prata" que será entregue aos homenageados.
Na Casa da Cultura Ivan Marrocos serão montadas exposições de Artes plásticas, Fotografia, Literatura, Filatelia e Exposição do 5º BEC.
Por sugestão do presidente da Fundação Iaripuna, após o ato cívico, a coordenação passa a desenvolver atividades culturais que devem se estender até o dia 4 de julho de 2008 "será o ano do centenário da Madeira-Mamoré".
Ao final da reunião, a primeira-dama do Estado Ivone Cassol falou da importância do evento, garantindo que o governador não medirá esforços para que a programação alcance os objetivos almejados.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)