Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 - 15h23
Dados estatísticos sobre o crescimento feminino no mercado de executivos foram apresentados pelo vice-presidente da Catho, Homero Amato, durante aula ministrada na Disciplina Planejamento e Gestão de Carreira aos alunos do Curso de MBA Gestão de Negócios da Faculdade São Lucas. Segundo Amato, nos últimos cinco anos houve um crescimento de 60% da participação das mulheres em posições de cúpula (presidente, executivo principal, gerente geral ou equivalente).
A pesquisa, de acordo com o executivo da Catho, leva em consideração o fato de que a mulher executiva é mais otimista e positiva em relação ao futuro do que o homem. Homero Amato observou que o mercado está mais aberto ao trabalho profissional feminino porque as mulheres também buscam com mais afinco a qualificação profissional para serem mais competitivas no mercado.
Por outro lado, o vice-presidente da Catho também destacou o crescimento do número de executivos masculinos que preferem a variante salarial, principalmente porque as grandes empresas trabalham por metas. Homero Amato salientou que no estilo de salários variante ganha a empresa, que pode alavancar seus negócios, e ganha o funcionário, que aumenta a motivação através do foco e do direcionamento de seus esforços. Segundo ele, hoje o mercado emprega 54% dos executivos que preferem receber bônus por objetivos e por metas. Mas, é importante acumular experiência profissional porque o mercado procura gente que faz, acrescentou.
A Disciplina Planejamento e Gestão de Carreiras é direcionada ao planejamento e gestão de executivos, gerenciamento da carreira profissional, dentro de uma estrutura moderna, com abordagens sobre aspectos importantes no desenvolvimento de profissionais, com base em projeto de reorganização e planejamento da carreira de executivos.
Homero Amato é um dos mais conceituados profissionais do mercado, responsável pela seleção e colocação de executivos no mercado de trabalho, Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios (Esan) em São Paulo, com Mestrado pela Brigham, Young University em Utah (Estados Unidos). Desde 1996 leciona no Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG/SP), sendo professor nas cadeiras de Negociação e Planejamento de Carreira. É autor do livro Como Negociar Estratégias, Táticas e Técnicas para negociar melhor e obter vantagens, além de ser Co-autor do livro Como Planejar sua Carreira Um Guia para Administrá-la como Sucesso.
Fonte: Chagas Pereira
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)