Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes


Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes - Gente de Opinião

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A estreia acontece no dia 25 de outubro, às 19h30, no Teatro Estadual Belas Artes, em Ariquemes (RO). A exibição será gratuita e acessível em Libras, com classificação indicativa de 14 anos.

O filme é uma realização contemplada pelo EDITAL Nº 01/2024 – SEJUCEL – AUDIOVISUAL – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II – Curtas-Metragens, Categoria E – Curta Ficcional inédito de 9 a 15 minutos, com financiamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura (FEDEC/RO). A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção audiovisual independente em Rondônia.

“Quarto Escuro” retrata os impactos emocionais e sociais da violência sexual, abordando temas como luto, superação, reconstrução familiar e relacionamentos interpessoais. A história se desenvolve em torno de Isabel, mãe viúva de Isabely e de Isaque, uma criança surda, que passa a viver com Vitor, um homem marcado por traumas da infância.

Após a finalização do curta, serão também realizadas exibições em escolas do município de Ariquemes e da região do Vale do Jamari, acompanhadas de rodas de conversa com o objetivo de fomentar o debate, a conscientização e a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Segundo o diretor Carlos Santana, o projeto nasceu da necessidade de tratar um tema delicado com sensibilidade e responsabilidade social:

“O cinema tem o poder de provocar reflexão e diálogo. ‘Quarto Escuro’ é um chamado à escuta, à empatia e à proteção das nossas crianças.”

O curta conta com produção artística da Casa do Macaco. Com uma abordagem sensível e linguagem visual apurada, “Quarto Escuro” convida o público a uma imersão emocional e reflexiva sobre as consequências do silêncio e a importância da reconstrução afetiva após a violência.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)