Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná


Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná - Gente de Opinião

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão, nº 1066, em Ji-Paraná. A sessão é gratuita e contará com ação de acessibilidade durante a exibição, garantindo o acesso democrático do público à produção audiovisual.

Dirigido e roteirizado por Rafael Rogante, Poronga apresenta uma narrativa de ficção com referências rondonienses, valorizando identidades, memórias e relações humanas a partir de um olhar sensível e cinematográfico, inspirado no argumento de Fabiano Barros. A fotografia é assinada por Neto Cavalcanti.

Sinopse

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná - Gente de Opinião

No início do século XX, dois seringueiros se perdem na floresta amazônica, cercados pelo medo e pelo silêncio da mata. A solidão aproxima os corpos, embaralha os sentimentos e faz surgir desejos guardados.

O projeto tem Artur Nestor como proponente, que também assina a produção executiva, ao lado de João Leão. A produção é da Conexão Norte, em coprodução com a Cena Viva. Ator jiparanaense, Artur integra ainda o elenco do filme, ao lado de José Valdomiro e Jon Santana, reunindo artistas de Rondônia em um processo colaborativo desde a concepção até a finalização da obra.

O diretor Rafael Rogante destaca que a parceria com Artur Nestor foi fundamental na construção do filme, desde as etapas iniciais do projeto:

A parceria com o Artur Nestor foi essencial na construção de Poronga, desde o desenvolvimento da ideia até a realização do filme. Esse diálogo criativo e produtivo fortalece o cinema independente e amplia as possibilidades narrativas do audiovisual rondoniense.”, afirma.

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná - Gente de Opinião

Já o proponente, produtor executivo e ator Artur Nestor ressalta o papel das políticas públicas de fomento cultural para viabilizar esse tipo de colaboração:

“As leis de apoio à cultura de Ji-Paraná são fundamentais para impulsionar os artistas de Rondônia. Esses recursos permitem que a gente construa filmes de forma coletiva, fortaleça grandes parcerias e leve a nossa arte para grandes festivais pelo mundo.”, destaca.

O curta integra uma programação viabilizada por recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP), com apoio da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná e do Governo Federal.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)