Segunda-feira, 30 de junho de 2014 - 05h50
O trabalho de limpeza e restauração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré realizado pela Prefeitura de Porto Velho terá a participação dos ex-ferroviários. A parceria ficou acertada em uma reunião realizada na Fundação Municipal de Cultura (Funcultural) entre o presidente da instituição, Christian Camurça e a diretoria da Associação dos Ex-Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Durante a reunião, foi apresentado um slide com fotos do serviço de limpeza que está sendo realizado nos galpões que foram inundados pela enchente do rio Madeira deste ano. O trabalho é realizado pelo Exército e servidores da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). No encontro, o presidente da Funcultural disse que o trabalho iniciado na semana passada será intensificado com a colocação de mais uma equipe pelo Exército.
“Esse reforço na equipe foi acertado num encontro com o comandante do Exército. E estamos chamando agora os ex-ferroviários para nos ajudar nesse trabalho, não sói na limpeza, mas principalmente na restauração, porque eles, mais do que ninguém, conhecem a fundo a história da estrada de ferro e as peças também. Eles passaram grande parte da vida deles trabalhando na ferrovia e sabem o que fazer para que essas peças não sejam mais danificadas do que já estão”, afirmou Christian Camurça.
O presidente da Funcultural também adiantou que a intenção do prefeito Mauro Nazif, é que esse trabalho seja concluído o mais rápido possível para que a partir do próximo ano, possa ser colocado em circulação pelo menos uma locomotiva para viagens turísticas no trajeto que vai do complexo da ferrovia até a igreja de Santa Antônio.
O presidente da Associação dos Ex-Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, José Bispo da Silva, de 79, lembrou que trabalhou na estrada de ferro por 21 anos e agradeceu o convite feito pela Funcultural, em nome do prefeito da capital “Esse é um antigo sonho nosso, fazer voltar a funcionar a estrada de ferro e estamos aqui para apoiar a prefeitura colaborando com esse projeto que é importante para o turismo da cidade”, disse.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20
Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais
Nos dias 19 e 20 de junho, o CCBB Brasília será palco de uma oficina de produção executiva em exposições de artes visuais. Com foco no público femin

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro
Quando o público vê os noivos, o rei ou a rainha entrando na arena, poucos imaginam a preparação que existe por trás de cada passo, gesto e expressão.

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera
O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)