Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazonia representa Rondônia no Encontro de Cines Itinerantes da América Latina



Durante a realização do 6º Festival de Cinema Latino-Americano, de 11 a 17 de julho, em São Paulo, acontecerá o Festlatino: 2° Encontro da Rede de Cines Itinerantes da América Latina, com a participação do Festcineamazônia como convidado. O Festlatino tem como objetivo integrar projetos para o fortalecimento das atuações regionais visando a hegemonia das ações.Festcineamazonia representa Rondônia no Encontro de Cines Itinerantes da América Latina - Gente de Opinião

O convite ao Festcineamazonia é um reconhecimento ao projeto que nasceu em Rondônia e alcançou a dimensão internacional, expandindo de forma itinerante, levando cinema para públicos sem salas de projeções e, ainda, promovendo integração cultural com outros povos e nações. A abrangência do projeto rondoniense alcança municípios regionais, capitais dos estados do Norte do Brasil, além de países latino-americanos e de língua portuguesa.

O vídeo Uma Só América produzido pelo Festcineamazonia será exibido no Festlatino. A produção é um registro da etapa itinerante na Bolívia , Peru e Colômbia no olhar de um produtor cultural boliviano. As dificuldades para chegar nas mais isoladas comunidades e a preocupação com a integração amazônica são destaques do roteiro.

Estão confirmados para o Festlatino a participação dos projetos: Cine a La Intemperie (Argentina), Festcineamazônia Itinerante (Brasil/Bolívia/Peru/Colombia/Cabo Verde/ Portugal)  Mil Metros Bajo  Tierra (Venezuela/Argentina), Cine Viagem Latino (Brasil), El Cine Vino (Chile), Cine Bus (Colômbia), Solar World Cinema (Holanda), Medio&Medio Films (Uruguai), Cine Portátil, Colectivo Agua e Lluvia (Venezuela) e do México Cineteca Itinerante e Cine Móvil La Carreta.

O ponto de convergência dos projetos estarão em debate na sexta-feira, às 16 horas, com o tema : "Cinemas Itinerantes, Uma Alternativa à Questão da Distribuição e Exibição de Filmes na América Latina". Este debate terá a participação de Cynthia Alario (“Brazucah”, Brasil), Gonzalo Lamela (“Medio & Medio”, Uruguai), Laís Bodanzky (“Cine Tela Brasil”, Brasil) e Viviana García e Griselda Moreno (“Cine a la Intemperie,” Argentina).

Fonte: Solano Ferreira

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20

Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20

Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais

Nos dias 19 e 20 de junho, o CCBB Brasília será palco de uma oficina de produção executiva em exposições de artes visuais. Com foco no público femin

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro

Quando o público vê os noivos, o rei ou a rainha entrando na arena, poucos imaginam a preparação que existe por trás de cada passo, gesto e expressão.

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera

O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)