Terça-feira, 6 de abril de 2010 - 13h04
A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação Cultural Cuniã e Ministério da Cultura realiza projeto que visa divulgar o cinema junto às comunidades mais humildes e ao mesmo tempo atrair público para assistir às produções nacionais. O projeto foi lançado no último dia 27 de março e tem programação até o final de 2010, no espaço cultural Vrena, à Rua Tobias Barreto, nº 18, bairro Tucumanzal, atrás do Posto dos Garimpeiros.
Desde o seu lançamento, o projeto coordenado pela Fundação Cultural Iaripuna, órgão da Prefeitura Municipal, tem programação semanal gratuita todos os domingos, as 17 e às 18 horas. No primeiro horário são exibidos filmes da série DOC TV, que são documentários inéditos produzidos e divulgados pelo Ministério da Cultura. A finalidade é mostrar a realidade do Brasil dentro do contexto dos processos sociais da atualidade, as tradições e fatos históricos. O segundo horário é destinado ao público infantil, com exibição de filmes do projeto Cine Oquinha, focado para a realidade regional.
Conforme o diretor de relações públicas do espaço cultural, Cláudio Vrena, moradores do bairro Tucumanzal e imediações têm aderido ao projeto e comparecido para acompanharem as exibições, mas a participação poderia ser maior. A vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão destaca a importância social dessa iniciativa em levar cultura e arte para as comunidades carentes, já que nem todos podem pagar para irem ao cinema. “Isso retrata a filosofia de trabalho do prefeito Roberto Sobrinho, que é de levar benefícios para todos nas mais diversas formas”, acrescenta.
Samba e artesanato
Outro projeto semanal da Prefeitura, através da Fundação Iaripuna acontece toda sexta-feira, a partir das 20h30min, no Mercado Cultural, em frente à Praça Getúlio Vargas. A Fina Flor do Samba tem o objetivo de divulgar a música regional e os artistas locais.
Aos sábados e domingos, na Praça Aluisio Ferreira, acontece a Feira do Porto, onde são comercializadas comidas típicas da região e produtos artesanais. Atrações musicais, culturais e artísticas das mais diversas se apresentam todo final de semana no Coreto da praça, também como forma de difundir e valorizar o que é nosso.
Curso de arte
No próximo domingo (11) durante o Projeto Tenda da Cidadania que será realizado em Jacy-Paraná, a Fundação Cultural Iaripuna inicia naquele distrito as inscrições para o programa Arte de Todos. Durante três meses, os interessados participarão de curso de teatro, música e dança. Segundo Berenice Simão, “é mais uma iniciativa de Prefeitura voltada para a inclusão social e cultural”.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)