Quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 08h12
A Fundação Cultural Iaripuna em parceria com o Instituto de Estudos e pesquisas Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro (IPARY), a Academia de Letras de Rondônia (Acler), o Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHG/RO) e com o memorial Jorge Teixeira realizou o concurso para artistas plásticas em comemoração ao centenário da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Dois artistas nativos foram premiados, sendo primeiro e segundo lugar.
O concurso aconteceu no dia 21, no museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Cerca de 10 artistas expuseram suas obras onde foram avaliados por três curadoras, Ângela Shichilling, Ticiana Cocchieri e Márcia Barroso.
Premiação
O artista plástico João Zoghbi, foi o primeiro colocado e recebeu a premiação no valor de 5 mil reais. Joao Zoghbi é artista plástico há 40 anos, já ganhou diversos concursos importantes um deles foi à capa da Listel em 1983 e 1984. Sua tela é tema dos Cem anos da EFMM.
Em segundo lugar ficou o artista Geraldo Silva que recebeu a premiação de 3 mil reais. Geraldo Silva é artista há mais de 30 anos, sua obra foi produzida em três dias, nomeada de “Casulo de Ferro”, o artista já ganhou vários prêmios pela criatividade e qualidade de suas obras.
De acordo com a coordenadora da divisão de Patrimônio Histórico Cultural, Antonizia Lima, as obras premiadas vão fazer parte do acervo do museu da EFMM. “É a primeira vez que fazemos o concurso e o nosso objetivo é incentivar e estimular nossos artistas da terra. A ação vai oportunizar a participação do artista plástico nas comemorações alusivas aos Cem anos da Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, disse Antonizia Lima.
Fonte: Janiele Viana
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20
Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais
Nos dias 19 e 20 de junho, o CCBB Brasília será palco de uma oficina de produção executiva em exposições de artes visuais. Com foco no público femin

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro
Quando o público vê os noivos, o rei ou a rainha entrando na arena, poucos imaginam a preparação que existe por trás de cada passo, gesto e expressão.

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera
O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)