Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Funescola encerra semestre com curso na Francisco Meireles


 
Desde que foi criada em janeiro de 2005, pelo prefeito Roberto Sobrinho, a Fundação Escola do Servidor Publico Municipal de Porto Velho, Funescola já promoveu centenas de cursos de capacitação e reciclagem dos funcionários públicos da capital. Atualmente estão sendo ministrados cursos de aperfeiçoamento do atendimento ao público, excelência na gestão pública e onze cursos distintos de informática tiveram as inscrições encerradas.

A programação de junho está sendo encerrado com várias atividades no auditório da Biblioteca Francisco Meireles, no centro. Segundo Francisco Tavares de Melo, professor e especialista em treinamentos, a receptividade é muito boa. “Os alunos chegam com muita expectativa sobre o assunto e no decorrer do curso descobrem que tem potencial para mudanças de conceitos”, diz.

Os cursos são realizados em parceria com instituições financeiras como o Banco do Brasil, entre outras, Procuradoria Geral do Município, Controladoria e Escola do Legislativo. A capacitação é destinada aos servidores estatutários, celetistas e comissionados. A Funescola é composta por diretoria executiva, pedagógica, administrativa e financeira, é uma entidade de direito público e não tem fins lucrativos. É vinculada à Secretaria Municipal de Administração (Semad), e tem autonomia administrativa e financeira. “A finalidade da Funescola é promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos servidores e dos serviços públicos Municipais, que muitas vezes escolhem os temas dos cursos”, diz Miriam de Amorim Brelaz, diretora executiva.

O curso de Qualidade no Atendimento ao Público, com quatro turmas de 40 alunos, foi preparado para abordar as várias fases do atendimento, destacando-se a ética do serviço público, autocontrole, habilidade e tato no atendimento ao cidadão. As aulas têm a duração diária de 4h, com carga horária de 12h. Todos os participantes recebem diplomas. Os cursos de informática começam na segunda semana de julho com carga horária variada. Windows, Word, Excel, PowerPoint e Photoshop têm carga de 20 horas/aula, Excel Avançado 40, digitação 52, Autocad simples e avançado 60 horas/aula. O calendário é extenso e tem as últimas turmas programadas para meados de agosto. ”Estamos empenhando todos os nossos esforços no sentido de proporcionar aos servidores novas oportunidades de atualização e aperfeiçoamento”, finalizou Miriam Brelaz.

Fonte: Edvino Hübner



 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)