Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Natureza versus ferro a beleza do descaso fica na Ivan Marrocos até o dia 4 de maio


 

Ontem na coluna Lenha na Fogueira, lamentamos a falta de atenção da mídia local, ao trabalho do fotógrafo Michael Lewin, exposto na Casa da Cultura Ivan Marrocos, sob o título “Natureza versus ferro”. Na realidade, ainda não havíamos visitado a exposição, o que só fizemos na tarde de ontem, acompanhado do fotógrafo J Gomes. O que podemos observar no trabalho do profissional mineiro, foi apenas a boa intenção e a vontade em transformar em arte, o que foi abandonado ou o que foi propositalmente jogado fora, pela admistração dos militares do 5º BEC, em obediência a uma determinação superior, cuja prioridade à época, eram as rodovias.

Trabalho do naipe do que está exposto na Casa da Cultura, foi produzido e registrado em um livro, editado e apresentado ao público durante o governo Bianco. O mesmo trabalho, foi depois publicado em um livro assinado pela professora Yedda Bozarcov. A diferença entre o levantamento realizado pela equipe do departamento do Patrimônio Histórico do governo de Rondônia e o trabalho de Michael Lewin, é que, no do governo, as fotografias usadas, foram tiradas em sua maioria, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré por nada-mais-nada-menos, que Danna Merril o fotógrafo contratado pela empresa de Percival Farquar para registrar a saga da construção da ferrovia em 1910. Apesar de Danna Merril ter realizado seu trabalho no inicio do século 20, quando os componentes técnicos a disposição dos fotógrafos, ainda eram bastante primários, a qualidade das fotos, é bem superior em relação as que estão atualmente na Ivan Marrocos, mesmo o fotógrafos patrocinado pela Santo Antônio Energia, poder contar com o que existe de melhor em tecnologia para se produzir fotografia atualmente.

Não queremos aqui desmerecer o trabalho “Natureza Versus Ferro”, muito pelo contrário, achamos inclusive que o fotógrafo em apreço, merece todos os elogios, por ter tido a preocupação em registrar artisticamente, o que sobrou do patrimônio da Madeira Mamoré. É um trabalho que deve ser apreciado por todos que se interessam pela nossa história, além do que, não deve ficar apenas em Porto Velho, afinal de contas, os que aqui residem, dificilmente vão apreciar as fotos expostas na Ivan, como arte, aliás, essas peças, são diariamente apreciadas pelo nosso povo, como a pior “artimanha”, praticada pelo governo brasileiro contra o nosso patrimônio histórico.
Apenas recomendamos ao caro fotógrafo, que caso a exposição seja levada a outros estados e cidades, que as “telas” fotográficas, sejam legendadas. Nem sempre a fotografia, tem a capacidade de nos dizer o que precisamos saber.

Assim sendo, conclamamos aos amigos leitores, a visitarem a exposição “Natureza versus ferro”, que fica na galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos, até o próximo dia 4 de maio.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)