Quarta-feira, 20 de novembro de 2013 - 12h07
Danilo Gerônimo tem 7 anos e aos 2 teve os glóbulos oculares retirados por conta de um tumor na visão. A mãe, Cleuzenir Gerônimo, na tentativa de ajudar o filho com as atividades da escola, começou nesta segunda-feira (18) na turma do Curso de Leitura e Escrita do sistema Braille, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC).
De acordo com Cleuzenir, o curso, que é realizado pelo Centro Pedagógico de Apoio (CAP) em Porto Velho, vai muito além de ensinar a entender o Braille; irá melhorar o relacionamento e a comunicação com o filho.
A mãe de Danilo lembra que tinha medo de não conseguir ajudar o pequeno Danilo nas tarefas de casa. Foi a partir do receio que Cleuzenir procurou a orientação da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, onde o seu filho estuda, para pedir ajuda. “A escola me indicou este curso para aprender o Braile; e estou fazendo para ajudar o meu menino”, declara.
Na mesma turma está a professora da Escola Estadual Casa de Davi, Francisca Domiana. Ela conta que a diretora da escola propôs o desafio para administrar a Sala de Recursos Multifuncionais - local onde crianças com diversas deficiências estudam. Francisca diz que, até então, tinha trabalhado apenas com alunos do Ensino Fundamental regular. “Nunca tinha tido a experiência de trabalhar com uma turma no Ensino Especial. É bem complicado, mas é gratificante”.
A professora comenta que já tinha feito uma oficina de deficientes intelectuais e que o curso de sistema Braile é a segunda oficina dela. “No dia a dia eu aprendo muito com eles [alunos], mas eles precisam muito de gente que tenha interesse em ajudá-los”, relata. Francisca diz que ainda não tem um aluno cego em sua turma, mas que estará pronta.
De acordo com a professora do curso, Ana Maria Alves, a turma, que conta com 16 alunos, sendo 14 professores e dois pais, estuda português e matemática – chamado de soroban -, confecciona livros com o sistema Braille e faz leitura e a transcrição das letras. As apostilas e o reglete, material para compor as letras do Braille, são oferecidos pela SEDUC. “Quanto mais pessoas souberem o sistema, mais elas vão poder ajudar o próximo”, explica.
O Curso de Leitura e Escrita do Sistema Braille acontece duas vezes ao ano no Centro de Pedagógico de Apoio (CPA), com apoio da Coordenação Regional de Ensino de Porto Velho, e é aberto para professores e a comunidade que tem familiares com deficiência visual. O curso vai até o dia 29 deste mês.
Fonte: Ascom/SEDUC / Fotos: Quintela
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20
Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais
Nos dias 19 e 20 de junho, o CCBB Brasília será palco de uma oficina de produção executiva em exposições de artes visuais. Com foco no público femin

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro
Quando o público vê os noivos, o rei ou a rainha entrando na arena, poucos imaginam a preparação que existe por trás de cada passo, gesto e expressão.

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera
O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)