Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Oficina gratuita integra a campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”, promovendo consumo consciente, preservação ambiental e valorização da cultura local.


Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena    - Gente de Opinião

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), realiza nesta segunda-feira (15), às 19h, a “Oficina de Artesanato com Fibras Vegetais: Criatividade & Sustentabilidade”, em Vilhena (RO). A atividade integra a campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”, voltada à preservação ambiental, ao consumo consciente e à valorização da cultura local por meio da produção artesanal com matérias-primas naturais da Amazônia Legal.

De acordo com a presidente da ACEMDA, Andréia Machado, a iniciativa busca despertar nos participantes uma nova percepção sobre o uso sustentável dos recursos naturais e fortalecer práticas culturais regionais. “A oficina tem como objetivo incentivar o consumo consciente, a preservação ambiental e a valorização da nossa cultura em Rondônia”, destacou.

A oficina será ministrada gratuitamente pelo artesão Marcio Guilhermon e conta com a parceria do Ponto de Cultura Meu Norte – Associação de Capoeira de Vilhena. As atividades acontecem na sede da instituição, localizada na Rua 743, n.º 1546, no bairro Cristo Rei. Durante o encontro, os participantes aprenderão técnicas para trabalhar fibras de coco e buriti, confeccionando colares, pulseiras, flores e outros itens artesanais.

“Vamos ensinar várias técnicas artesanais que podem ser utilizadas tanto para geração de renda incentivando a economia criativa quanto para fortalecer a identidade cultural local”, acrescentou Andréia Machado.

O projeto do Pontão foi contemplado no Edital de Seleção Pública MinC - Nº 9, de 31 de agosto de 2023, como parte da política de base comunitária Reconstruindo o Brasil. A realização da oficina reforça o compromisso da ACEMDA com a promoção da diversidade cultural, da participação social e do desenvolvimento comunitário em Vilhena e região. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 9 8119-1055.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)