Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Porto Velho recebe a 2ª edição do Divino, manifestação centenária do Vale do Guaporé que luta pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial

O encontro do sagrado e do popular celebra a herança viva dos povos tradicionais do Vale do Guaporé


Fotos: Ederson Lauri - Gente de Opinião
Fotos: Ederson Lauri

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões culturais mais antigas e significativas do Vale do Guaporé, a festividade transformará a capital rondoniense em um palco que reunirá manifestações religiosas, artísticas e populares, entre os dias 13 e 15 de novembro, em Porto Velho.

O evento reunirá povos quilombolas, indígenas, ribeirinhos e colonos bolivianos, herdeiros de uma tradição que atravessa gerações e ultrapassa fronteiras, conectando comunidades pela fé e pelo reconhecimento de uma identidade comum. O encontro tem como propósito valorizar a resistência cultural e preservar a memória coletiva dos povos do Vale.

A programação inclui cortejos, apresentações, cantos e a exposição “O Encontro das Coroas”, que reunirá registros fotográficos e documentais das romarias do Guaporé e de Guajará-Mirim — acervos que datam das décadas de 1980, 1990 e 2000. A mostra ficará aberta por 30 dias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Calama, transformando o espaço em um verdadeiro centro de memória e celebração da religiosidade popular.

O grande destaque é o Corte Negra, tradição que completa 127 anos de existência e simboliza o elo entre o sagrado e o popular. Pela primeira vez, essa expressão centenária se torna acessível à população da capital, reafirmando o compromisso com a preservação das práticas e saberes dos povos tradicionais de Rondônia.

O professor, pesquisador e idealizador do projeto, Uilian Nogueira, explica que a 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho” é uma manifestação de resistência e afirmação cultural. “Além de reviver o sagrado, a iniciativa busca o reconhecimento oficial da Festa do Divino Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil , um passo importante para garantir a continuidade dessa herança viva e fortalecer as vozes que mantêm acesa a chama do Divino”, destaca.

Programação

Durante os três dias de encontro, a celebração reunirá romeiros, pesquisadores, artistas e comunidades tradicionais.

13 de novembro (quinta-feira)
A abertura contará com o passeio histórico “Conhecendo Porto Velho” e a tradicional Peregrinação da Romaria, que sai da Igreja São Vicente Pallotti em direção à Igreja do Divino Espírito Santo. A noite encerra com o Cine Divino, no IFRO Zona Norte, exibindo o filme “O Divino em Canto”.

14 de novembro (sexta-feira)
O destaque do dia é o projeto “Divino na Escola”, realizado no IFRO – Campus Calama, além da exposição e entrega do livro “Festa do Divino do Guaporé”, do pesquisador William Simplício. A programação segue com a Cantata Noturna e o Cine Divino – “Melodias da Devoção”, em um momento de fé e comunhão.

15 de novembro (sábado-feira)
O encerramento será marcado pela cerimônia na Igreja do Divino e pela Festa Amazônia Negra + Encontro das Coroas, evento que simboliza a união das romarias de Guajará-Mirim e do Vale do Guaporé, com apresentações culturais e manifestações musicais.

Durante todo o período, o público poderá visitar a mostra “O Encontro das Coroas”, no IFRO – Campus Calama, que apresenta registros fotográficos e memoriais das romarias das décadas de 1980, 1990 e 2000.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)