Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura realiza 24h de programação na EFMM


Serão 24 horas de programação, começando às 7 horas da manhã de 1º de agosto, indo noite adentro, até o dia dois. Esta será a chamada “Virada Cultural”. A proposta é da prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna como parte das extensas atividades que realizará em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Waldison Pinheiro, diretor de Arte e Cultura da Iaripuna, explica que uma atividade cívica prevista para ás 7 horas da manhã do dia 1º de agosto dá o ‘ponta pé’ inicial na Virada Cultural. “Teremos exposições, cultos ecumênicos, apresentações de artistas locais entre outras ações integradas que realizaremos em parceria com o governo do Estado. Porém a programação realizada pela prefeitura em comemoração ao Centenário não se resume a este dia. Começaremos neste final de semana (21) com apresentações teatrais, documentários e oficinas, no Complexo da EFMM, com o Festival Amazônia em Cena na Rua que dá início as atividades”, disse.

No dia 30 serão divulgadas detalhadamente todas das atividades do Centenário. A programação se extende até novembro, contemplando as comunidades do Baixo Madeira e demais distritos de Porto Velho. Durante os cinco meses seguintes uma série de atividades com ênfase na educação patrimonial e resgate da história da cidade e a relação com a Estrada de Ferro.

Oficinas serão realizadas na EFMM, em comunidades ribeirinhas e escolas. Uma mini qualificação de pessoal para atender aos turistas no local e um seminário sobre as origens da cidade estão relacionadas. Também a confecção de uma cartilha intitulada: 'História do Vale do Madeira'; um concurso de artes plásticas com a temática e outro dissertativo, à nivel comunitário e estudantil.

Além da gravação de canções de artistas locais falando da Madeira Mamoré estão na programação.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Arquivo Comdecom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20

Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20

Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais

Nos dias 19 e 20 de junho, o CCBB Brasília será palco de uma oficina de produção executiva em exposições de artes visuais. Com foco no público femin

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro

Quando o público vê os noivos, o rei ou a rainha entrando na arena, poucos imaginam a preparação que existe por trás de cada passo, gesto e expressão.

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera

O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)