Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Revista cultural Biribá é lançada para valorizar moda e a arte rondoniense


Revista cultural Biribá é lançada para valorizar moda e a arte rondoniense  - Gente de Opinião

Marcela Kopanakis é a idealizadora da revista Biribá. Uma revista físico-digital sobre moda, cultura e comportamento que será veiculada no estado de Rondônia. A revista tem o objetivo de trazer à luz os expoentes culturais da região. 

 

O projeto que surge a partir da lei Aldir Blanc visa fortalecer a cena de moda local do estado, a partir do engrandecimento de narrativas artísticas. Fotógrafos, literários e músicos foram entrevistados para a revista, além da militante indígena Txai Suruí, que empresta seu rosto à capa do projeto.

 

A idealizadora Marcela Kopanakis apostou em uma linguagem jovem e interativa para atrair a atenção dos leitores:

 

“A Biribá vem para construir pontes entre os criativos locais, gerar trocas e apresentar mais intimamente projetos que conversam muito entre si, e que, talvez, nunca fossem se esbarrar de maneira orgânica, já que, a comunicação e consumo são centrados na região sudeste. A Biribá vem para gerar conexões, das páginas da revista, para as vidas dos rondonienses.” 

 

Perguntada sobre o público que ela gostaria de atingir, Marcela responde:  

 

“O nosso público é heterogêneo. A revista se destina a toda e qualquer pessoa interessada em cultura, moda, arte, comportamento e etc. Além disso, também é destinada aos profissionais de áreas criativas e jovens que estejam se inserindo no mercado de trabalho. Parte do projeto é focado na doação de revistas para escolas, bibliotecas e instituições. Queremos estimular a produção de novas narrativas e novas possibilidades criativas no estado.”

 

O lançamento oficial da revista aconteceu no dia 15 de junho de 2022 nas redes sociais oficiais da Biribá https://www.instagram.com/___biriba/. Você pode encontrar a versão digital da revista no site oficial https://revistabiriba.com.br.

 

———

 

Este projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc através do Edital 31/2021/SEJUCEL/CODEC, 2ª Edição Marechal Rondon, Prêmio de Produção Literária, Fonográfica e Digital para difusão de expressões culturais, Eixo I - Publicação de Livros e Revistas Culturais, Categoria H – Publicação de Revistas Culturais Impressas.

 

instagram - https://www.instagram.com/___biriba/  

site - https://revistabiriba.com.br/  

email - [email protected] / [email protected]  

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)