Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil


O encontro reúne gestores culturais de todo o país e é considerado o principal evento presencial do Fórum em 2026 - Gente de Opinião
O encontro reúne gestores culturais de todo o país e é considerado o principal evento presencial do Fórum em 2026

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura (FNSDC), realizada entre os dias 9 e 12 de março, no município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. O encontro reúne gestores culturais de todo o país e é considerado o principal evento presencial do Fórum em 2026.

Durante a programação, representantes das secretarias estaduais de cultura discutem estratégias para o fortalecimento das políticas culturais no Brasil, além de promover o alinhamento institucional entre os estados. Entre os temas abordados estão a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), as transferências federais para o setor e a definição de cronogramas e prioridades para as políticas culturais previstas para 2026.

A participação da Sejucel reforça o compromisso do Governo de Rondônia com o desenvolvimento da cultura e com a integração do estado nas discussões nacionais voltadas à formulação e implementação de políticas públicas culturais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença do estado em espaços estratégicos de debate fortalece as ações culturais e amplia oportunidades para o setor. “A cultura é um importante instrumento de valorização da identidade do nosso povo. A participação de Rondônia em fóruns nacionais contribui para fortalecer as políticas públicas e ampliar o desenvolvimento cultural em todo o estado”.

REPRESENTATIVIDADE

Além de participar das agendas institucionais e debates estratégicos, a Sejucel também integra a diretoria do Fórum Nacional, contribuindo para ampliar a representatividade da Região Norte nas discussões sobre políticas públicas culturais no país.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, ressaltou a importância da articulação entre os estados para o fortalecimento do setor cultural. “Esse encontro é fundamental para alinhar estratégias, trocar experiências e construir caminhos conjuntos para o fortalecimento das políticas culturais. Rondônia participa ativamente dessas discussões para garantir que as demandas da nossa região sejam consideradas nas decisões nacionais”.

INTERCÂMBIO CULTURAL

Durante o encontro, a programação inclui visitas institucionais ao conjunto histórico das Reduções Jesuíticas de São Miguel, patrimônio cultural mundial localizado na região missioneira do Rio Grande do Sul. O local abriga as históricas Ruínas de São Miguel, um dos mais importantes sítios históricos do Brasil.

Os participantes também acompanham o lançamento da Mostra de Cinema das Missões, iniciativa cultural que transforma as ruínas em uma sala de cinema a céu aberto, promovendo produções com temática voltada à cultura guaranítica e à valorização da memória histórica da região.

O encontro fortalece o diálogo entre os estados brasileiros e contribui para o avanço de políticas culturais integradas, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e valorização da cultura em todo o país.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas

Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

Rondônia assume protagonismo nacional e toma posse na Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA

Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações

O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)