Terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 - 16h19
Inicia na quinta-feira, 10, e encerra no sábado, 12, o curso de Gestão de Projetos, realizado pela prefeitura de Porto Velho sob a coordenação da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla). Quarenta servidores do município participarão da capacitação que acontecerá no auditório da Uniron-Shopping. Nos três dias eles receberão informações sobre como elaborar, acompanhar e gerenciar projetos nas diversas áreas da administração municipal.
O secretário de Planejamento do município, Sérgio Pacífico, adiantou que essa capacitação é importante para que a prefeitura possa a partir de agora, ter um parâmetro das ações desenvolvidas em relação ao que é feito em cidades de outros Estados, para melhorar o desempenho local. “Com a incorporação desses conhecimentos, será possível medir quantitativamente as atividades da prefeitura e fazer essa comparação”, disse o secretário.
Com base nessa comparação, Sérgio Pacífico afirmou que será possível saber onde e o que melhorar, porque a prefeitura passará a trabalhar com índices qualitativos que nortearão suas ações, essa excelência será sempre a meta a ser atingida. E um exemplo, são as atividades desenvolvidas na área da saúde, que passará a ser diagnosticada de forma mais precisa para que haja um parâmetro a ser comparado.
Projetos que a prefeitura desenvolve em outros setores como: meio ambiente, trânsito e educação, por exemplo, também poderão ser auferidos, mostrando os pontos que podem ser atacados, a fim de melhorar a prestação dos serviços à comunidade.
Outro ganho é com as orientações, que será possível evitar os erros e até omissão de dados nos projetos, pois quando detectados, acabam entravando a execução da ação ou a não-aprovação daquele projeto, como é o caso da omissão das contrapartidas. Além disso, no setor público existe as limitações ou restrições, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei das Licitações, Enquanto na iniciativa privada tudo é permitido, desde que não seja ilegal, na administração pública se faz somente o que prescreve a lei (legalidade como princípio de administração).
Isso faz com que muitos projetos embora viáveis, sejam limitados à aprovação. Outras restrições são as peças orçamentárias que estão sujeitas as alterações constantes na legislação, a mudança da estrutura administrativa a cada novo governo, a falta de mão-de-obra qualificada, o limite de gasto com pessoal e a necessidade de realização de concurso para a contratação de recursos humanos, entre outros.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para filmes da 19ª Edição do CINEAMAZÔNIA até dia 20
Estão abertas, até no próximo sábado, dia 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de categorias de curta - até 26 min e media

CCBB Brasília recebe oficina de produção gratuita com foco em exposições de artes visuais
Nos dias 19 e 20 de junho, o CCBB Brasília será palco de uma oficina de produção executiva em exposições de artes visuais. Com foco no público femin

A responsabilidade de dar vida aos personagens da Jucadiro
Quando o público vê os noivos, o rei ou a rainha entrando na arena, poucos imaginam a preparação que existe por trás de cada passo, gesto e expressão.

Matutos do Socialista vive a contagem regressiva para o Arraiá do Bera
O despertador toca cedo, mas, para quem vive o universo junino, muitas vezes nem é preciso acordar. O sono quase não aparece quando chega o dia mais e
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)