Sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 07h31
.jpg)
A tradição diz que o boi bumbá deve ser batizado antes do dia de Santo Antônio
Seguindo a tradição da brincadeira de boi bumbá, que diz que o Boi tem que ser batizado até do dia de Santo Antônio 13 de junho, a direção do grupo “Boi Bumbá Nação Corre Campo - O Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental”, realiza amanhã 12, o ritual do batizado.
O Corre Campo nasceu no ano de 1954 na Baixa da União e desde o final da década de 1970, é administrado pela família de Antônio de Castro Alves (falecido) e tem como atual presidente a senhora Maria José Brandão Alves popularmente conhecida como dona Branca.
A festa do batizado do boi detentor do maior números de título de campeão do Flor do Maracujá, está marcada para acontecer a partir das 20h00 deste sábado 12, na quadra coberto da Associação Futebolística do Areal – AFA, que fica a rua Princesa Isabel. Segundo a presidente do grupo, “O batizado é uma das únicas tradições do boi bumbá, que ainda é preservada em sua essência original”. Quem vai comandar o Ritual o Batizado, é o Amo Silvio Santos juntamente com o levantador de toada Silvio José Santos com a participação dos personagens tradicionais da brincadeira: Catirina, Pai Francisco, Cazumbá, Mãe Maria, além do Padre, Diretor e barreira de índios, Rapaz, Vaqueiro, Miolo, Doutores da Cida, Cachaça e Relâmpago; Cunhá Poranga, Porta Estandarte, sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Morena Bela Yara, Rainha da Floresta e a Banda comandada pelo maestro arranjador Júnior de Castro Alves e a Batucada.
O Corre Campo vai apresentar no Flor do Maracujá o tema: “Rio Madeira – O Banzeiro que preserva a natureza com energia”.
A grande apresentação do Gigante Sagrado vai acontecer no dia 2 julho na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá do Flor do Maracujá. “Convidamos a população de Porto Velho, em especial os moradores dos bairros Baixa da União, Areal e Tucumanzal para a festa do batizado do nosso querido Corre Campo”, finaliza dona Branca.
Fonte: Sílvio Santos.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)