Quarta-feira, 30 de abril de 2025 - 13h05

Em agenda durante
esta semana (29), em Brasília-DF, o presidente do Conselho Deliberativo
Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL), liderou uma
comitiva de conselheiros em importante reunião junto à Comissão de
Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo Senador Marcos Rogério
(PL-RO).
A pauta principal da
reunião foi a preocupação do Sebrae em Rondônia com a manutenção das rodovias
federais que escoam a produção e carregam as riquezas do país.
Representantes de
entidades do setor produtivo, especialmente dos Pequenos Negócios, que
representam mais de 90% dos empregos gerados no estado, os conselheiros
externaram suas demandas junto ao presidente da Comissão, que as recebeu com
atenção.
“Precisamos olhar
especialmente a grande artéria de escoamento que temos, que é a BR-364, mas
também a BR-425, entre outras situações que venham a beneficiar o pequeno
empreendedor", disse Darci Cerutti.
A questão da suspensão do benefício fiscal à Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, suspenso pelo estado de São Paulo, também foi abordada durante a agenda institucional.

O CDE do Sebrae em Rondônia tem pautado suas ações em prol do desenvolvimento, sempre em busca de políticas de desenvolvimento que contribuam com a geração de oportunidades, emprego, renda e cidadania.
O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia é composto por quinze entidades, englobando o setor público e o setor produtivo, que debatem os rumos das ações do Sebrae em Rondônia, sempre com foco no desenvolvimento, a partir da atuação junto à Micro e Pequena Empresa. Integram o CDE: FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas), FACER (Federação das Associações Comerciais de Rondônia), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, SEDEC (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), SEAGRI (Secretaria de Estado de Agricultura), FEEMPI (Federação das Entidades Estaduais de Micro e Pequenas Empresas de Rondônia), FIERO (Federação das Indústrias de Rondônia), SESCOOP/OCB (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Rondônia), AJE/RO (Associação de Jovens Empreendedores de Rondônia), FECOMÉRCIO (Federação do Comércio do Estado de Rondônia), FAPERON (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia), UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e o Sebrae Nacional.
Estiveram presentes na agenda da comissão de infraestrutura, além do presidente, o vice presidente do CDE/RO, Marco Kobayashi (Facer), Cícero Noronha (Facer), Éder Bastos (FCDL) e Everton Melo da Rosa (AJE/RO).
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Golpe do Limpa Nome esconde R$ 52,8 milhões em dívidas e afeta mais de 200 credores no Ceará
Mais de R$ 52 milhões em dívidas deixaram de aparecer nas consultas públicas de crédito no Ceará, criando uma falsa aparência de regularidade finance

Sebrae destaca atualizações do Fundo Garantidor BNDES-Sebrae para ampliar acesso ao crédito
O Fundo Garantidor BNDES-Sebrae (FG BNDES-Sebrae) passou por atualizações que ampliam sua capacidade de apoiar microempreendedores individuais (MEIs

CNC: endividamento sobe pelo quinto mês consecutivo e quebra novo recorde
Ao alcançar o quinto mês seguido de alta e renovar o maior patamar da série histórica aos 81,6%, o endividamento dos consumidores brasileiros expõe

SIMPI defende reajuste dos limites do MEI e do Simples e critica resistência do governo federal
O Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia (SIMPI) voltou a defender a atualização dos limites de faturamento do Microempreende
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)