Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

A partir desta segunda alunos da FATEC ficarão sem aulas devido ao atraso de salário dos professores


Às 18hs desta sexta-feira (03/04) o Sindicato dos Professores de Instituições Ensino Superior Privadas (SINPRO) se reunirá com os professores da Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (FATEC) para decidirem sobre aabstenção pacífica do trabalho, tendo em vista que a FATEC não vem respeitando a legislação trabalhista em especial ao que se refere ao pagamento dos salários. Na última audiência da ação nº 0000051-62.2015.5.14.0004ficou acordado que os passivos trabalhistas antes da data da audiência, ou seja dia 05 de março de 2015 para trás, seriam quitados até 30 de julho de 2015 e que seriam descritos num plano de quitação que foi entregue neste dia 30 de março.A partir desta segunda alunos da FATEC ficarão sem aulas devido ao atraso de salário dos professores - Gente de Opinião

No entanto a FATEC utilizou-se deste acordo para incluir os salários de Fevereiro e Março, segundo o presidente do SINPRO ainda houve a tentativa de um acordo extrajudicial para que os pagamentos dos salários tivessem datas especificas, mas a FATEC não demostrou interesse em assinar, mesmo enviando um oficio contendo o texto do acordo proposto pelo SINPRO conforme link https://drive.google.com/file/d/0B0v1FhC0WKZbZG5tSTJHOFlRLVE/view?usp=sharing.

A diretoria do SINPRO e sua assessoria jurídica entende que não está neste acordo judicial os pagamentos destes salários, pois passivo é o que fica “para trás” e não da data da audiência em diante, assim não restando outra alternativa senão buscar o judiciário novamente para fazer com que a INSTITUIÇÃO cumpra o que é de direito dos professores.

Foi ajuizada nova ação de cumprimento pedindo ao juiz que determine o pagamento em até 48hs o salário de Fevereiro que deveria ser pago até o dia 06 de Março. Foi publicado edital de convocação para assembleia com os professores na próxima sexta-feira dia 03 de abril às 18:00 hs na sede do sindicato na Travessa Guaporé, 556 - Centro - Sala 418 atrás do mercado cultural para decidir sobre a abstenção pacífica do trabalho, ou seja, greve até a quitação do pagamento do salário de fevereiro que venceu dia 06 de março.

O SINPRO sempre tentou uma solução negociada, entretanto, a administração da FATEC tem se mostrado insensível com a dramática situação dos trabalhadores e não está deixando outra alternativa para os professores que não seja lutar pelos seus direitos.

O SINPRO iniciará o processo legal de deflagração de greve por tempo indeterminado, conforme o previsto na Lei 7.783/89, a qual deverá ocorrer nesta segunda-feira, caso a FATEC não cumpra suas obrigações contratuais com os professores da Faculdade.

O presidente do SINPRO afirma que "lamentamos os transtornos e prejuízos que os alunos sofrerão, mas é inaceitável trabalharmos e não recebermos os nossos salários, por isso contamos com a compreensão e o apoio dos nossos discentes”.

A situação foi informada ao Ministério Público do Trabalho (MPT), uma vez que a FATEC descumpre, também, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Fonte: Luizmar
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)