Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da rede estadual de Ariquemes representam Rondônia nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica em Pernambuco


Entre este sábado (8) e a próxima quinta-feira (13), os alunos do curso de robótica educacional da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, de Ariquemes, vão representar Rondônia nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), em Recife (PE).

Gente de Opinião

Governador Confúcio com os alunos Gabriel Teixeira Manfrinato e Kevin Ferreira Cruz

Na terça-feira (5), os alunos Gabriel Teixeira Manfrinato e Kevin Ferreira Cruz, do 3º ano do Ensino Médio, apresentaram ao governador Confúcio Moura a nova versão do projeto Robô Resgate trojan 1.8, que vai concorrer na OBR.

Manfrinato explicou que o Robô Resgate já participou de quatro olimpíadas, sendo três nacionais e uma estadual, todas com versões diferentes, sempre melhoradas.

Na nova versão, o Robô Resgate ganhou celeridade nos movimentos, tornando eficiente e possibilitando a conquista do primeiro lugar. “Esperamos passar na fase nacional e poder representar nossa escola, estado e o País nas olimpíadas mundiais que acontecerão no Japão em abril de 2017”, destacou o Manfrinato.

Como incentivo, o governo de Rondônia forneceu aos alunos as passagens áreas de ida e volta a Recife, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ariquemes realizou ação entre os associados para arrecadar recursos para as despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos alunos durante os quatro dias.

Para a orientadora do curso de robótica educacional, Sandra Regina Viola, é muito importante para o futuro de Rondônia hoje ter um governo que invista na educação e acredita no potencial dos jovens.

Confúcio parabenizou os alunos e disse que é um orgulho muito grande para ele, em vê-los representar o estado, pediu para registrar o momento. “Investir em educação é investir no futuro dos jovens, e no futuro de Rondônia”, disse o governador ao parabenizá-los.

ESCOLA TRANSFORMADA 

A Escola Heitor Villa Lobos de Ariquemes passa por reformas e ampliações com a finalidade de ser transformada no primeiro Centro de Estudo Tecnológico da Região Norte, uma unidade dedicada a formar jovens em tecnologia da informação games, jogos eletrônicos roteiros, multimeios, multimídia, tudo relacionado com o mundo da ciência da computação da informática com foco no ensino médio profissional.

“É um projeto emblemático. Eu quero que o jovem saia desta instituição dominando a tecnologia e pronto para o mercado de trabalho”, afirmou Confúcio.


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)