Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Centro de Estudos Rioterra lança curso online e gratuito sobre Associativismo


Centro de Estudos Rioterra lança curso online e gratuito sobre Associativismo - Gente de Opinião

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Associativismo lançado pelo Centro de Estudos Rioterra e aberto a comunidade em geral. Cem por cento online e gratuita, a capacitação é dividida em dois módulos, com carga horária total de 10 horas e emissão de certificado. As vagas são limitadas e as aulas serão disponibilizadas no dia 8 de julho. Para se inscrever, basta preencher o formulário.

O curso, realizados através do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, é aberto a comunidade em geral e traz os conceitos básicos sobre associações e cooperativas, passos para criar uma organização social, direitos e deveres dos associados.

Além disso, o segundo módulo é dedicado ao Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado, o SISPAR, importante ferramenta de credenciamento de organizações interessadas em acessar recursos públicos através do estado e município, a exemplo da participação de chamadas públicas ou acessar emendas parlamentares.

O associativismo é uma importante ferramenta para acesso e reivindicação de direitos e  está entre os principais Objetivos Estratégicos do Centro de Estudos Rioterra para até 2023. Somente nos últimos dois anos, o CES Rioterra realizou trabalhos de apoio junto a 120 associações, cooperativas e sindicatos em Rondônia. “Entendemos que apoiar essas organizações sociais é incentivar o protagonismo desses atores na busca por melhorias e garantia de direitos de forma coletiva e integrada. Nossos cursos, reuniões e assessorias têm o objetivo de trazer informações e ferramentas para que esses espaços se desenvolvam e se fortaleçam”, diz Alexis Bastos, coordenador de Projetos do Centro de Estudos Rioterra.

Para saber mais, acesse o site: https://semeandosustentabilidade.org/

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)