Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Congresso debate temas de planejamento, comunicação e tecnologia


 
O I Congresso de Estratégia, Comunicação e Tecnologia (Conect), organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, no Campus Porto Velho Zona Norte. O evento objetiva alinhar as informações com suas principais lideranças, integralizando todas as Pró-Reitorias, diretores, coordenadores e demais servidores responsáveis direta e indiretamente pelo planejamento, comunicação e tecnologia da informação.

O Conect está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através da Diretoria de Planejamento (Dplan) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), e também pela Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom). Foram convidados todos os Institutos Federais (IFs) da região amazônica com o intuito de permitir a troca de experiências e abrir os temas para discussão.

Todos os setores do IFRO para obterem sucesso em suas atividades precisam de um planejamento adequado, além de elaboração de estratégias para alcançar as metas e objetivos estabelecidos. “A realização do Conect é uma oportunidade para que os servidores que atuam na gestão, nos campi e na reitoria, possam se preparar, cada vez mais, para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades que surgem no dia a dia, à frente da gestão”, ressaltou Dauster Souza, pró-reitor da Prodin.

A expectativa é que todos os participantes adquiram a consciência de que o planejamento estratégico tem uma função especial dentro da instituição “o Conect foi pensado, em cada detalhe, para atender às expectativas dos participantes, e evidenciar a importância do planejamento, da comunicação e da tecnologia no sucesso das ações realizados pelo IFRO”, explicou o pró-reitor. Segundo ele, a proposta surgiu para atender a uma demanda prevista no plano de ação da Prodin “a diretoria de planejamento iniciou os preparativos para a organização do evento. E nessa trajetória, juntamos forças com a assessoria de comunicação e propusemos um evento que englobasse o planejamento, a comunicação e a tecnologia”, informou Dauster.

Um dos pontos positivos do evento será trazer uma discussão sobre a temática da comunicação que precisa ser vista como setor estratégico da instituição. Além disso, a iniciativa do congresso une forças entre os setores para realização de um trabalho conjunto “todos fazem parte de um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas e compartilhadas por toda a instituição e sociedade em geral, não podendo trabalhar de forma independente”, afirmou Ricardo Bergamini, assessor de comunicação e eventos do IFRO.

A proposta é dar continuidade ao Conect, fixando o evento anualmente no calendário institucional do IFRO “será um encontro, onde poderemos reunir todos os comunicadores do IFRO e trazer palestrantes de outras instituições para troca de experiências e informações, com certeza será um evento de grandes atividades e repercussão”, frisou o assessor.

O Evento

O Conect traz em sua programação dois dias com diversas palestras, reuniões e debates. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) abordará o tema da relação entre planejamento e orçamento público para alcance dos objetivos institucionais. Foi convidado também, o Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC) que ministrará duas palestras uma na área de comunicação e outra na área de planejamento. O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), também já confirmou presença, e trará a temática da comunicação como ferramenta estratégica. Ainda no primeiro dia, será aberto um momento para que os IFs convidados possam trazer suas experiências, expondo suas ações nas áreas do evento. O último dia do Conect encerra com duas palestras, uma sobre o planejamento estratégico de tecnologia da informação, e logo em seguida com a apresentação da Controladoria Geral da União (CGU), sobre o observatório da despesa pública ou indicadores institucionais.

 
Fonte: Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Consulta pública para inclusão da Computação no Referencial Curricular de Rondônia está aberta até 30 de junho

Consulta pública para inclusão da Computação no Referencial Curricular de Rondônia está aberta até 30 de junho

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo entre os dias 15 e 30 de junho, a Consulta Pública da B

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)