Segunda-feira, 9 de março de 2015 - 18h28
Professores de 45 escolas da rede municipal de ensino iniciam hoje um curso de capacitação que será ministrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O treinamento que será realizado por meio do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” é resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o órgão estadual de trânsito. São cinco escolas da zona oeste, 11 da zona sul; nove da zona norte e 20 da zona leste.
O curso de capacitação será realizado em três dias e o objetivo é a formação de professores multiplicadores do 4º e 5º anos em Educação para o Trânsito. Nesta terça-feira, 10, no Teatro Banzeiros, a partir das 08h, será ministrada a parte teórica do curso. Nos dias 11 e 12, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefop), os professores terão quatro horas de aula prática do conteúdo teórico do material educativo que será aplicado junto aos alunos.
O curso de formação será como facilitadoras as pedagogas Mariza Campos Hadlich e Tânia Mara Fantinato, com o apoio da Divisão de Ensino Fundamental da Semed e da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran. “Além do material de apoio para professores, também será doado material para ser distribuídos para os alunos das escolas que participarão do curso. É uma capacitação que vem em boa hora, pois precisamos humanizar o trânsito da nossa cidade e nada melhor iniciar esse trabalho com as crianças para que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes nas ruas”, disse a diretora da Divisão de Ensino Fundamental (Diefun), Tamara Vasconcellos de Azevedo Kaspe.
Uma média de 237 professores estão sendo aguardados no curso e o curso é direcionado aos estabelecimentos da Prefeitura de Porto Velho localizado na área urbana da cidade, onde a problemática do trânsito é maior. Pela manhã, o curso será ministrado para os professores que trabalham no período da manhã e a tarde para os professores que trabalham no período da tarde. Pela parceria, a Semed fica responsável de assegurar a participação dos estabelecimentos de ensino e o Detran de passar todo o material pedagógico.
Cronograma Formação dos Professores
Data:10 de março – Cerimonial de Abertura.
Horário de Formação:8h30 às 12h – 14h às 18h
Carga horária:04 horas teóricas
Local:Teatro Banzeiro.
Data: 11 de março
Carga horária: 04 horas práticas
Local:salas Cujubim e Cuniã no Centro de Formação dos Profissionais da Educação
Horário: das 8h às 12h - 14h às 18h.
Data:12 de março
Carga horária:04 horas práticas
Local:salas Cujubim e Cuniã no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Horário:das 14h às 18h.
Fonte: Joel Elias
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)