Quarta-feira, 16 de setembro de 2020 - 12h08

O Estado de Rondônia lidera com o melhor resultado entre todos da região Norte em qualidade de educação, o destaque é baseado nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgadas nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com os níveis de aprendizagem demostrados pelos estudantes do Estado de Rondônia nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio, e na taxa de aprovação nos demais anos escolares, os resultados apontam que desde que o Ideb foi criado em 2005, o Ensino Médio de Rondônia teve o melhor desempenho de todas as edições anteriores, evoluindo em 2019 no rendimento escolar e no desempenho da etapa após anos em estabilidade.
Na edição de 2017, o Estado possuía um Ideb de 4.0 no Ensino Médio, ficando em quinto lugar no cenário brasileiro. Nesta edição de 2019, o Estado obteve nota 4.3, faltando pouco para atingir a meta de 4.8 proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com essa pontuação, Rondônia fica em primeiro lugar na região Norte, com 4.3 pontos, seguido do Estado do Tocantins com 4.0, e o terceiro lugar com o Acre e Roraima, com 3.9 e em 6º lugar entre todos os estados brasileiros.
O Ensino Fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano), que durante todo o ciclo histórico da avaliação externa, Rondônia manteve-se nas metas projetadas, nesta edição que a meta era 5.6 o Estado mantém atingindo a média de 5.6. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Estado alcançou a média de 4.9 pontos, chegando próximo da meta que era de 5.1.
Para o Inep, estes resultados são importantes para ampliar as possibilidades de mobilização da sociedade e do Poder Público em favor da educação, indicando a necessidade de melhorias no sistema, difundindo e valorizando a cultura do aprendizado. Os índices são comparáveis nacionalmente expressando dois importantes valores no processo educacional: a proficiência dos estudantes e a taxa de aprovação com melhorias no fluxo escolar.
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)