Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Escola de Governo promove nesta terça-feira seminário sobre autismo em Vilhena


A Escola de Governo de Rondônia promoverá seminário sobre autismo no município de Vilhena, na nesta terça-feira (16), no auditório do Sistema Financeiro Cooperativo (Sicoob).  As inscrições para participar podem ser feitas no portal da Escola de Governo.

Gente de Opinião

Psicologa Maria Elisa Granchi esteve em Porto Velho no ano passado

Segundo a diretora executiva da Escola de Governo de Rondônia, Michele Martines, já se inscreveram 263 pessoas.  Ao todo, são oferecidas 330 vagas, correspondendo à capacidade do auditório.

O seminário terá como palestrante a psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, mestre em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e coordenadora científica dos programas de autismo e políticas de inclusão do Instituto de Formação Continuada (Infoco), parceiro da Escola de Governo na realização de cursos online e pós-graduação.

Maria Elisa é uma das maiores especialistas em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) do país, uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação e comportamentos repetitivos.

Maria Elisa clinica e atua na difusão do método Teacch, desenvolvido na Universidade da Carolina do Sul (EUA), que no Brasil pode ser traduzido por Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits. Sua experiência clínica soma 25 anos de atuação, inclusive com o movimento apeano (Apaes [Associação de Pais e Amigos e Excepcionais]), fundado por seus pais na década de 60.

A palestrante já esteve em Porto Velho, em julho de 2016, quando falou sobre o assunto para profissionais da educação e saúde do governo estadual e entidades da sociedade civil que atuam com crianças autistas.

Segundo Maria Elisa, existem no Brasil aproximadamente dois milhões de autistas, mas acredita-se que o número é três vezes maior por causa da ausência de diagnóstico.

Saiba Mais:

Escola de Governo de Rondônia mantém inscrições para
cursos de formação continuada a distância até o mês de maio

Escola de Governo oferece curso de
agroindústria a técnicos da Emater-RO



Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)