Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Escola do Legislativo ministra curso inédito para indígenas

Cerca de 20 índios participaram do curso de fotos, vídeos e comunicação digital disponibilizado pela escola dos deputados


Escola do Legislativo ministra curso inédito para indígenas  - Gente de Opinião

Em atendimento a uma solicitação da mesa diretora da Assembleia Legislativa (ALE), a Escola do Legislativo realizou um curso inédito de “Fotos e Vídeos para Comunicação Digital”, dentro da reserva indígena Rio Branco, no município de Alta Floresta do Oeste. 

A reserva tem 236 mil hectares e cerca de 1.500 indígenas distribuídos em várias aldeias. Nos últimos anos ações governamentais apoiaram iniciativas no plantio do café e no extrativismo do açaí e castanha.  

Nos próximos dias será inaugurada modernas instalações de processamento e embalagem do açaí. A produção de castanha anual é de 800 toneladas em média e o café foi eleito o segundo melhor de Rondônia. Entretanto, a comercialização destes produtos tem enfrentado dificuldades, porque os indígenas só conseguem vender na região. Esta limitação foi levada à mesa diretora da ALE-RO, que acionou a direção da Escola do Legislativo. 

Dois instrutores e dois assessores percorreram quase mil quilômetros para chegar à reserva indígena e levar conhecimento sobre comunicação digital. Cerca de 20 índios aprenderam a fotografar, filmar e editar vídeos e já estão utilizando estas técnicas para divulgar da melhor forma possível seus produtos, para o mercado nacional. Além disso, passaram a documentar o cotidiano das aldeias, fazendo um registro áudio visual sobre a cultura indígena. 

O diretor-geral da Escola do Legislativo, Fábio Ribeiro, explicou que o objetivo primordial é a qualificação dos servidores do parlamento, mas que vagas remanescentes têm sido disponibilizadas para a comunidade em geral. “Eventualmente realizamos cursos para públicos muito específico justificado pelo grande impacto social, como o curso de libras para policiais militares, que atuam na abordagem. A missão educacional tem que focar na transformação social”.  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)