Sexta-feira, 21 de agosto de 2015 - 00h11
O graduando Fabrício Pereira, do 6º período do curso de Agronomia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), participou do XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, realizado de 4 a 7 deste mês na cidade de Foz do Iguaçu/PR, onde também apresentou os Trabalhos “Caracterização da compatibilidade de clones superiores de Coffea canéfora” e “Quebra de dormência de diásporos de teca”. O Congresso destacou o tema “Desafios e oportunidades profissionais”.
Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fabrício Pereira participou do Congresso Brasileiro de Agronomia pelo segundo ano consecutivo e destaca como uma grande oportunidade para manter contatos com graduandos de outras instituições de ensino superior e com especialistas que são referências no Brasil.
O Trabalho “Caracterização da compatibilidade de clones superiores de Coffea canéfora” destaca que a autofecundação é uma característica que evoluiu como uma forma de evitar os efeitos deletérios da endogamia em várias espécies vegetais alógamas, incluindo o Coffea canephora. Segundo Fabrício Pereira, o objetivo deste trabalho foi realizar hibridações direcionadas para caracterizar os grupos de compatibilidade de clones superiores de C. canephora, levando em conta que a seleção de plantas pode reduzir a variabilidade para esta característica.
Já a pesquisa “Quebra de dormência de diásporos de teca” tem por objetivo avaliar os diferentes métodos para a superação de dormência em diásporos de Tectona grandis, levando em conta que a Teca é uma das madeiras mais valiosas dos trópicos, mas a produção de mudas dessa espécie é dificultada porque a germinação das sementes é lenta e irregular porque estão inseridas em frutos duros e de alta resistência. A pesquisa evidencia que o cultivo de teca pode ser continuo, mas a dormência de seus diásporos é considerada um obstáculo para maior difusão da sua produção e que, por esse motivo, o uso de métodos para acelerar o processo de germinação é importante.
A Coordenadora do Curso de Agronomia da FIMCA, Profa. Dra. Andréa Lacerda Bitencourt de Souza, destacou que as pesquisas realizadas pelo graduando Fabrício Pereira, na Embrapa Porto Velho, e financiadas pelo CNPq, são muito importantes para a área da agronomia, tendo em vista o embasamento técnico e científico das informações nelas contidas. “As pesquisas são fundamentais para o crescimento dos futuros profissionais”, disse.
Fonte: Chagas Pereira
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)