Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Hildon adere movimento da Fiero, Rondônia pela Educação



Em reunião ocorrida na tarde de sexta-feira (5) na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves assinou a adesão do município ao movimento liderado pela instituição, denominado Rondônia pela Educação, cujo objetivo é o combate ao analfabetismo e a melhoria da colocação de Porto Velho nos índices das provas do Ideb.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, apresentou dois grupos de trabalho: um que cuida do programa Combate ao Analfabetismo Funcional e Escolar (Cafe) e o programa Rondônia Alfabetizado. O primeiro tem como meta melhorar a qualidade da educação para atingir 100 % das escolas do ensino básico de Rondônia, para se atingir o nível adequado no Ideb.

Thomé apresentou dados sobre o analfabetismo em Porto Velho, tendo por base números do Tribunal de Contas e da própria Prefeitura, por meio da Semed. Em nível estadual, disse que 11% da população de Rondônia é de analfabetos.

Dr Hildon Chaves relatou alguns projetos que estão sendo colocados em prática para melhorar a qualidade da educação no município, como a implantação da Prova Institucional a ser realizada no dia 14 de junho; lançamento do programa Avança IDEB, que oferece formação específica aos profissionais da educação, gestores e professores dos 5º anos; lançamento do programa de acompanhamento direto em 17 escolas na Zona Urbana e 35 da Zona Rural, mapeadas e identificadas com IDEB's abaixo da meta e, por fim, o atendimento de mais de duas mil crianças no Programa de Correção de Fluxo em Parceria com a Seduc e Instituto Airton Senna.

“A educação municipal é a mais precária. Na média geral, o Estado de Rondônia atinge a média quando exclui a média dos alunos da capital. Quando incluímos, puxa pra baixo e Rondônia fica abaixo da média. Estamos tomando as medidas necessárias para uma correção de rumo, de forma que, já a partir do próximo ano esse quadro seja revertido e a educação da rede pública municipal possa servir de referência no Estado”, afirmou.

Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)