Sábado, 8 de agosto de 2015 - 05h01
Os povos indígenas rondonienses voltam às salas de aulas nesta segunda-feira, 10. A qualificação profissional é ofertada pelo governo do estado e tem o propósito de formar professores indígenas de várias etnias para que eles assumam as salas de aulas nas próprias aldeias.
O projeto Açaí é voltado exclusivamente ao povo indígena que deseja atuar como professor na educação infantil e nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino Fundamental, considerando a diversidade linguística, intercultural e histórica das etnias atendidas.
O aprendizado da língua materna é uma das modalidades obrigatória e mais importante do projeto Açaí, porém o curso é composto por todas as demais disciplinas do magistério convencional.
“A importância da disciplina se baseia na preservação do universo sociocultural específico de cada etnia”, define a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli, que deverá presidir os trabalhos desta etapa do curso a exemplo da fase anterior ocorrida no começo deste ano no mesmo local.
O coordenador da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia [Opiron], Anderson Suruí, classificou o projeto Açaí como sendo importante porque é um caminho para novas conquistas do povo indígena. “A missão desses professores é formar líderes”, disse o coordenador.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)