Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Intercâmbio e debates compõem programação do Encontro Diálogo de Fronteiras que acontece na próxima semana em Porto Velho


Para discutir as políticas públicas voltadas à fronteira de Rondônia, com os departamentos bolivianos Beni e Pando, e promover intercâmbio entre representantes das instituições com experiências voltadas aos programas, planos e ações de curto e longo prazo, o Governo de Rondônia promove nas próximas terça e quarta (12 e 13), o Encontro Diálogo de Fronteira Rondônia – Beni e Pando, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro), a execução do evento também conta com o apoio da Mesa Irmandade.

No ambiente de debates estarão presentes autoridades brasileiras e bolivianas, classe empresarial (exportadores, importadores, despachantes aduaneiros), operadores logísticos, convidados, além dos representantes das instituições que compõem o Neifro e a Mesa da Irmandade. O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, disse que o evento vai possibilitar a discussão, em nível estratégico e técnico, das políticas propostas em reunião realizada em agosto passado no município de Costa Marques, que resultou na assinatura da Carta de Costa Marques. “A ideia é conferir legitimidade ao documento. Também temos o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Mesa da Irmandade em ação articulada com o Neifro, duas instâncias importantes para alavancar as políticas de fronteira”, disse Pedro Pimentel.

Segundo a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, serão proporcionados aos participantes um intercâmbio de experiências e direcionamento de atuação da Mesa da Irmandade e Neifro nas políticas propostas pelo Estado. “Será um momento de ensino e aprendizagem envolvendo a coletividade. Representa uma iniciativa onde se promove a investigação e reflexão, garantindo a união entre teoria e prática”, complementou Rúbia.

Programação

A realização de workshops temáticos está entre os destaques no evento com debates de temas como Meio ambiente e Agronegócio, ‘Medicina em pauta: A Educação Superior na Faixa de Fronteira, Comércio de Fronteira – Estratégias frente as tendências do entorno internacional e  Segurança: Monitoramento e Vigilância.

Também estão previstas exposições de cases de sucesso e palestras como, por exemplo, Os avanços do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta as potencialidades de investimento para o progresso de Rondônia até 2030.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)