Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura de Porto Velho recebe Prêmio Brasil Mais Inclusão por qualidade das ações na educação especial

Investimentos vão desde a formação de professores e profissionais ao aparelhamento de escolas


Prefeitura de Porto Velho recebe Prêmio Brasil Mais Inclusão por qualidade das ações na educação especial - Gente de Opinião

Graças a uma gestão diferenciada para o atendimento da educação especial, a Prefeitura de Porto Velho recebeu na quarta-feira (30) o “Prêmio Brasil Mais Inclusão”, categoria Darci Barbosa, em sinal de reconhecimento à pessoa com deficiência. A premiação foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O diploma de menção honrosa é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a empresas públicas ou privadas, entes federados e personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações na inclusão de pessoas com deficiência. E neste ano a educação promovida pela Prefeitura de Porto Velho recebeu a honraria pelo trabalho desempenhado em prol de uma educação inclusiva.

De acordo com o prefeito Hildon Chaves, a prefeitura realiza desde 2017 uma gestão com foco de inclusão, abrangendo todas as esferas da educação, incluindo os estudantes com necessidades especiais. “Temos valorizado muito os nossos estudantes com investimentos em formação de professores e profissionais, assim como também no aparelhamento de escolas com materiais pedagógicos e adequação de acessibilidade para atender com qualidade a todos os alunos, do convencional ao especial, facilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma plena”, disse o prefeito.

Conforme o Censo Escolar, dos quase 44 mil alunos matriculados, aproximadamente 1.200 são público-alvo da educação especial.

De acordo com Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a prefeitura de Porto Velho está sempre priorizando eixos e ações específicas para a efetivação de uma educação inclusiva e equitativa.

“Podemos exemplificar ações como a de implantação de políticas de formação continuada na rede, que entre tantas ações garantiu a formação específica sobre o ‘Transtorno do Espectro Autista’, feita pela Faculdade Polis Civita, por meio de convênio específico, proporcionando a qualificação de 1.100 trabalhadores da Educação”, disse.

Segundo a secretária, outro fator importante é a garantia na disponibilidade de profissional de apoio para os alunos da educação especial, contribuindo com os cuidados e o fazer pedagógico da criança de forma inclusiva em sala de aula.

Da mesma forma, o atendimento em 32 salas de recurso no contra turno escolar, reforçando o trabalho pedagógico realizado no horário regular. “Estas são algumas das ações que a Prefeitura de Porto Velho vem realizando e os resultados têm sido evidenciados com a satisfação das crianças e de suas famílias, como direito assegurado, conforme legislação vigente”, completou Gláucia.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)