Quarta-feira, 16 de novembro de 2022 - 16h21

Dando seguimento ao trabalho de ressocialização social no sistema prisional do Estado, pela educação, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, inscreveu um número expressivo de reeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) de 2022. A prova está com data prevista para 10 e 11 de janeiro de 2023, obteve 1.259 inscrições, 79,85% a mais que em 2021, com apenas 700 inscritos.
Os reeducandos são avaliados segundo os critérios do Ministério da Educação – MEC, e têm a chance de ter acesso ao ensino superior, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Para realizar o Enem PPL é necessário ter concluído o ensino médio e cumprir pena em um dos regimes do sistema penitenciário de Rondônia.

Sejus disponibiliza livros às unidades prisionais para reeducandos se prepararem para o exame
Como forma de preparar os inscritos para a prova, a Sejus disponibiliza livros para estudos às unidades e irá ofertar um aulão, perto da realização da prova, em todo Estado. O secretário de Estado da Justiça da Sejus, Marcus Rito destacou a importância da educação no processo de ressocialização.“A Secretaria de Estado da Justiça trabalha com ações que ressocializem a pessoa privada de liberdade, com o fim de reintegrá-los à sociedade da melhor maneira possível e com possibilidade de se inserir no mercado de trabalho, diminuindo assim, a reincidência criminal e consequentemente, a taxa da criminalidade, e a educação é uma das bases fundamentais para que esse processo tenha êxito”, concluiu.
ENCCEJA PPL 2022
Obtendo mais um crescimento significativo no âmbito da educação, 2.168 reeducandos foram inscritos e realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2022. O número obteve um crescimento de 50% a mais de inscritos, comparado ao ano anterior, sendo realizado em 40, das 46 unidades prisionais de Rondônia.
As provas foram aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e ocorreram nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A participação do reeducando é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos, que não concluíram seus estudos na idade apropriada.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)