Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

SENAI-RO oferta 1.987 vagas para cursos gratuitos nas modalidades Aprendizagem Industrial Básica e Técnica


SENAI-RO oferta 1.987 vagas para cursos gratuitos nas modalidades Aprendizagem Industrial Básica e Técnica - Gente de Opinião

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para cursos do Programa de Gratuidade Regimental -, sendo 1.365 vagas para a Aprendizagem Industrial Básica e 622 para Aprendizagem Industrial Técnica, disponíveis nas unidades do SENAI Rondônia dos municípios de Porto Velho Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. 

São 490 vagas disponíveis na modalidade presencial e 1.497 vagas para a modalidade Educação a Distância (EAD). Neste primeiro momento, as vagas serão preferencialmente para o atendimento das demandas das indústrias contribuintes para o cumprimento da cota de jovens aprendizes, conforme o Decreto nº 6.635 de 2008 e as diretrizes do SENAI. 

As Indústrias poderão reservar vagas nos Cursos de Aprendizagem Industrial (listados no item 8 dos Editais nº 23.2023.1 - para os Cursos Básicos e 24.2023.1 para os Cursos Técnicos) e matricular os jovens aprendizes, por elas selecionados, obedecendo os requisitos necessários para ingresso dos cursos. Havendo vagas possíveis não reservadas pelas indústrias, serão ofertadas para jovens da comunidade, seguindo a ordem de inscrições pelo site do SENAI-RO. 

De acordo com os editais, as indústrias que realizarem reserva de vagas estarão comprometidas a indicarem para as unidades SENAI dos municípios da sua preferência, a relação dos jovens que serão matriculados e contratados como aprendizes, até o dia 31 deste mês, observando o cronograma para entrega da documentação e efetivação das matrículas.  

 “O objetivo principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra. Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem na forma presencial e à distância (EAD) ”, afirma o Coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho. 

Outro ponto ressaltado pelo Coordenador, é a importância da leitura dos editais, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato. 

Conforme o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o programa de gratuidade preza principalmente, pela inserção do indivíduo de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional. ”Através das aulas no formato EAD, a gratuidade também beneficia jovens rondonienses que residem nas cidades onde não têm escolas do SENAI, necessitando apenas sua presença no período em que ocorrerem as aulas práticas”, ponderou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)