Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

UNIR institui bolsas de iniciação à pesquisa para alunos do Ensino Médio


UNIR institui bolsas de iniciação à pesquisa para alunos do Ensino Médio - Gente de Opinião

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aderiu em 2022 ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic- EM) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Esta é a primeira vez que a UNIR oferecerá bolsas de incentivo e estímulo à pesquisa a estudantes selecionados do Ensino Médio para participarem de projetos de pesquisa na Universidade, com o objetivo de fomentar projetos de educação científica e estimular o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia.

O programa do CNPq, que teve adesão da UNIR, visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos com o intuito de despertar a vocação científica e tecnológica entre estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de ensino regular, escolas militares, escolas técnicas e escolas privadas, promovendo o seu contato com a experiência de pesquisa científica junto a grupos e laboratórios de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.

A reitora Marcele Pereira comemorou a implantação deste novo programa, especialmente por ser “uma grande oportunidade para a Universidade se aproximar a sociedade alcançando exatamente estudantes que estão prestes a entrar no ensino superior. E o nosso objetivo é ampliar o programa, envolvendo cada vez mais professores da nossa Universidade e aumentando o impacto nas escolas, identificando e apoiando cada vez mais jovens pesquisadores”. Como destaca, o Pibic-EM vem se juntar a outras iniciativas de iniciação científica já existentes na UNIR, como o programa de bolsas voltadas para estudantes de graduação, que é mantido na UNIR há 30 anos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIR, professor Artur Moret, explica que a implementação do programa de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio na Universidade vai garantir a integração e atuação em um mesmo projeto entre alunos em diferentes momentos de formação. “Professores pesquisadores poderão ter, atuando em seus projetos, alunos de cursos de graduação, pós-graduação e agora estudantes que estão se preparando para entrar na Universidade, aproximando e tornando mais amplos e acessíveis os ambientes de pesquisa científica”.

Como funciona – Na UNIR, o Pibic-EM Ciclo 2022/2023 está atualmente em fase de seleção dos orientadores, docentes da UNIR que coordenam os projetos de pesquisa. A manifestação de interesse poderá ser realizada pelos professores-pesquisadores por meio do preenchimento de um formulário digital disponível neste link, até o dia 30/09. Em seguida, após a conclusão dessa etapa, serão abertas as inscrições para seleção dos alunos de Ensino Médio interessados em participar do projeto. Todas as informações referentes às inscrições dos estudantes estarão disponíveis no portal da UNIR (www.unir.br).

Serão selecionados até oito projetos e cada um dos orientadores terá até duas cotas de bolsas, totalizando 16 vagas para alunos do Ensino Médio no ciclo atual (2022/2023). Desse total de bolsas, 10 são concedidas pelo Pibic-EM UNIR e as outras seis são concedidas pelo Pibic-EM CNPq.

Para saber mais, acesse o site do Pibic UNIR.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)