Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Universidade Federal de Rondônia recebe 45 novos professores


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está em um período de fortalecimento. Na atual gestão, o principal compromisso é com a consolidação da instituição perante o seu público interno e externo. Com esse compromisso, a UNIR realizou, na manhã de ontem, quinta-feira, 7,  a posse de 45 novos docentes aprovados em concurso público.Universidade Federal de Rondônia recebe 45 novos professores - Gente de Opinião

A cerimônia de posse foi realizada no auditório da UNIR-Centro e presidida pela reitora da instituição, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, juntamente com o diretor de recursos humanos, professor Marcus Cesar dos Santos. Segundo Marcus, esta é uma das contratações mais significativas ocorridas na instituição nos últimos anos. “Por alto, foram cerca de 100 docentes e 200 técnicos contratados, apenas do ano passado para cá. É uma prova do comprometimento da gestão com a reestruturação da universidade”, afirmou.

Em uma breve explanação promovida pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), os novos servidores receberam informações sobre a vida institucional como, por exemplo, os sistemas corporativos mais utilizados, metodologia, rotinas da docência, além de orientações sobre a boa conduta profissional e pessoal.

Cumprimentando os recém-contratados, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, ressaltou o significado dessas contratações para a UNIR ao afirmar que “estamos presenciando uma substituição ‘geracional’ que irá construir a universidade para os próximos anos”. O pró-reitor falou sobre a importância de se desenvolver os grupos de pesquisa e extensão e sobre o aumento da quantidade de cursos de pós-graduação, aproveitando a oportunidade para anunciar a abertura de mais dois cursos de Mestrado. “Dessa forma nós conseguimos duplicar a oferta de cursos de pós-graduação em dois anos de gestão”, concluiu.

Por fim, a reitora fez questão de enfatizar que o principal compromisso de todos os servidores da UNIR deve ser com o público alvo da instituição: os alunos de graduação. “Em sala de aula nós somos a autoridade e os responsáveis pelo aprendizado do aluno. Precisamos prezar por um ensino público superior de qualidade”, disse.

Para o recém-empossado do departamento de Ciência da Computação, professor mestre Alisson Dioni Gomes, este é um momento de imensa alegria. “A gente passa por tantas situações difíceis que o meu único pensamento agora é que valeu a pena todo o sacrifício, todo o esforço para alcançar este objetivo e ter uma perspectiva profissional mais promissora. Posso dizer que a síntese do meu sentimento hoje é de realização pessoal e profissional”, afirmou emocionado.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)