Quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 11h54
A Arena Castelão, em Fortaleza, recebe nesta sexta-feira (04.07) um duelo inédito em Copas do Mundo. Brasil e Colômbia, rivais tradicionais em Copa América e Eliminatórias, nunca se enfrentaram em Mundiais. A partida, válida pelas quartas-de-final, será a 14ª da Seleção contra equipes da América do Sul e o time brasileiro leva ampla vantagem no confronto direto contra os vizinhos: em 13 jogos, foram 9 vitórias, duas derrotas e dois empates. O Brasil marcou 32 gols e sofreu 12.
Os chilenos são as principais vítimas da Seleção, com três derrotas e um empate em quatro jogos. Até na igualdade a festa foi do Brasil, já que o confronto do último sábado (28.06), em Belo Horizonte, foi decidido nos pênaltis e o time brasileiro se classificou ao vencer por 3 x 2.

O primeiro duelo contra equipes da América do Sul foi realizado logo na Copa do Mundo inaugural, em 1930, no Uruguai. Com gols de Moderato (2) e Preguinho (2), a Seleção goleou a Bolívia por 4 x 0. O segundo confronto – e também o mais doído – aconteceu 20 anos depois, no Mundial do Brasil, quando o time brasileiro perdeu o jogo decisivo em pleno Maracanã para os uruguaios (2 x 1, de virada).
Jairzinho e Rivelino são os principais artilheiros brasileiros contra os sul-americanos em Mundiais, com três gols cada. Garrincha é um dos vices-goleadores, com dois gols marcados na semifinal de 1962, contra o Chile. A curiosidade dos jogos contra os times da América do Sul é que o Rei Pelé, maior artilheiro da história da Seleção Brasileira com 96 gols, nunca balançou as redes dos vizinhos em Copas.
Jogos contra sul-americanos
1930 – Brasil 4 x 0 Bolívia (Moderato 2, Preguinho 2)
1950 – Brasil 1 x 2 Uruguai (Friaça)
1962 – Brasil 4 x 2 Chile (Garrincha 2, Vavá 2)
1970 – Brasil 4 x 2 Peru (Rivelino, Jairzinho e Tostão 2)
1970 – Brasil 3 x 1 Uruguai (Clodoaldo, Jairzinho e Rivelino)
1974 – Brasil 2 x 1 Argentina (Rivelino e Jairzinho)
1978 – Brasil 3 x 0 Peru (Dirceu 2 e Zico)
1978 – Brasil 0 x 0 Argentina
1982 – Brasil 3 x 1 Argentina (Júnior, Zico e Serginho)
1990 – Brasil 0 x 1 Argentina
1998 - Brasil 4 x 1 Chile (César Sampaio 2 e Ronaldo 2)
2010 – Brasil 3 x 0 Chile (Juan, Luís Fabiano e Robinho)
2014 – Brasil 1 (3) x 1 (2) Chile (David Luiz)
13 jogos
9 vitórias
2 derrotas
2 empates
32 gols a favor
12 gols contra
Retrospecto
Chile: 4 jogos (3 vitórias e um empate)
Argentina: 4 jogos (2 vitórias, uma derrota e um empate)
Peru: 2 jogos (2 vitórias)
Uruguai: 2 jogos (uma vitória e uma derrota)
Bolívia: 1 jogo (uma vitória)
Artilheiros
3 gols: Jairzinho e Rivelino
2 gols: Garrincha, Vavá, Ronaldo, Moderato, Tostão, César Sampaio, Zico, Dirceu e Preguinho
1 gol: Luís Fabiano, David Luiz, Clodoaldo, Juan, Robinho, Júnior, Serginho, Friaça,
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O apito final marcou o encerramento de uma competição que ficará para sempre na memória de milhares de estudantes. Após mais de uma década sem ser r

A Copa Fan Fest chegou para mostrar que assistir aos jogos da Copa do Mundo pode ser uma experiência muito além de uma simples transmissão em telão.

Retorno dos Jogos Escolares Municipais fortalece o esporte e revela talentos em Porto Velho
O esporte voltou a ocupar lugar de destaque no ambiente escolar da capital com a realização dos Jogos Escolares Municipais de Porto Velho (JEM-PVH). P

Jogos Escolares resgatam princípios de honra e coletividade entre jovens de Porto Velho
Inseridos em um amplo projeto da Prefeitura de Porto Velho voltado à retomada histórica do esporte escolar no município, os Jogos Escolares Municipa
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)