Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Na estreia de Luxemburgo, Grêmio enfrenta o Caxias


Vicente Fonseca
Porto Alegre (RS)
Gazeta Esportiva.NET


Contratado na semana passada como novo técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo enfrentará, logo em sua estreia pelo Tricolor, uma decisão: sua equipe visita o Caxias, neste domingo, às 16 horas, de olho em uma vaga na final da Taça Piratini, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

O clima no Grêmio é bem diferente do que imperava na semana passada. Após a vitória com autoridade no Gre-Nal de quarta-feira, diante de um Internacional considerado favorito, o elenco tricolor, enfim, vive um clima positivo neste conturbado começo de temporada. "O clima no vestiário melhorou após a vitória. Alguns jogadores já estavam cantando; outros, fazendo piada. Antes estava ruim", afirmou o volante Léo Gago, autor de um dos gols na vitória por 2 a 1 no Beira-Rio.

Com isso, Luxemburgo, que chegou a Porto Alegre num momento de tensão por parte dos gremistas na quarta-feira, ganhou tranquilidade para começar o seu trabalho com o alto astral que reina no Olímpico. O goleiro Victor, no entanto, adverte que o compromisso contra o Caxias será extremamente complicado: "de nada adianta a vitória no Gre-Nal se não passarmos de fase. Temos que pegar a postura de quarta como exemplo. O jogo em Caxias será tão disputado quanto o Gre-Nal".

Em princípio, Luxemburgo queria manter a escalação que venceu o clássico no Beira-Rio. Comandado pelo auxiliar Roger Machado, o Grêmio atuou com três volantes, mas não jogou retrancado: Souza e Léo Gago ficaram numa linha à frente de Fernando no losango da meia-cancha, marcando e subindo para o ataque. Os laterais Gabriel e Júlio César também tiveram participação importante nos balanços defensivo e ofensivo. Porém, no sábado à noite, o treinador tomou conhecimento que Léo Gago não poderia entrar em campo por ter tomado um remédio proibido no exame antidoping. Então, Marquinhos deve ser a novidade.

Mesmo que o principal objetivo da temporada seja o de levar o Grêmio à Libertadores, Luxa promete empenho para abocanhar o título estadual também: "ganhar um Campeonato Gaúcho pelo Grêmio tem muita importância. Temos a mania de depreciar, não de enaltecer, mas eu não vejo desta forma", disse o técnico, em sua coletiva de apresentação.

O Caxias vem para a decisão com a credencial de ter feito a segunda melhor campanha da primeira fase (só perde para a do líder Novo Hamburgo no saldo de gols). Em nove jogos, são seis vitórias e apenas uma derrota, para o Internacional. A equipe grená se classificou quatro pontos à frente do próprio Grêmio no Grupo 2, e eliminou o São José nas quartas de final, com uma vitória por 2 a 0.

O time serrano tem um histórico recente de complicar a vida do Grêmio. Em 2000, conquistou seu único título gaúcho em pleno Olímpico. Em 2005, foi a responsável por eliminar o Tricolor da competição. No ano passado, na decisão da Taça Piratini, o Grêmio só venceu o Caxias nos pênaltis. Perdia, em casa, até os 50 minutos do segundo tempo. A última vez que o Grêmio venceu no Centenário foi em 2007. De lá para cá, foram duas vitórias do Caxias e um empate.

Mesmo com um retrospecto interessante diante do Tricolor, o time grená faz questão de respeitar bastante o Tricolor. "O Grêmio tem o peso da tradição, investimentos fabulosos. Superou um período ruim e vem com treinador novo, querendo mostrar serviço. Mas estamos determinados a chegar à final", disse o técnico Paulo Porto, em entrevista ao jornal O Pioneiro.

FICHA TÉCNICA
CAXIAS X GRÊMIO

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 26 de fevereiro de 2012, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e Tatiana Jacques de Freitas

CAXIAS: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto, Paraná, Mateus e Wangler; Caion e Vanderlei
Técnico: Paulo Porto

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Júlio César; Fernando, Souza, Marquinhos e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retorno dos Jogos Escolares Municipais fortalece o esporte e revela talentos em Porto Velho

Retorno dos Jogos Escolares Municipais fortalece o esporte e revela talentos em Porto Velho

O esporte voltou a ocupar lugar de destaque no ambiente escolar da capital com a realização dos Jogos Escolares Municipais de Porto Velho (JEM-PVH). P

Jogos Escolares resgatam princípios de honra e coletividade entre jovens de Porto Velho

Jogos Escolares resgatam princípios de honra e coletividade entre jovens de Porto Velho

Inseridos em um amplo projeto da Prefeitura de Porto Velho voltado à retomada histórica do esporte escolar no município, os Jogos Escolares Municipa

Mulheres ganham destaque nos Jogos Municipais de Porto Velho

Mulheres ganham destaque nos Jogos Municipais de Porto Velho

A força feminina esteve em evidência na abertura dos Jogos Municipais Escolares de 2026 (JEM), em Porto Velho. Entre histórias de dedicação, superação

Jogos Escolares Municipais de Porto Velho voltam a movimentar o esporte estudantil

Jogos Escolares Municipais de Porto Velho voltam a movimentar o esporte estudantil

O retorno dos Jogos Escolares Municipais de Porto Velho (JEM-PVH) marca um novo momento para o esporte estudantil da capital. Após 12 anos sem reali

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)