Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Líderes do Paquistão e Afeganistão decidem retomar negociação de paz com talibãs



Da Agência Lusa

Os líderes do Paquistão e Afeganistão, após encontro durante a Cimeira do Ambiente, em Paris, concordaram em trabalhar juntos para retomar as negociações de paz com os talibãs.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, e o Presidente afegão, Ashraf Ghani, encontraram-se ontem (30), num momento de tensão devido às acusações de Cabul de que Islamabad ajudou os talibãs na captura de Kunduz, no Norte do Afeganistão, em setembro.

O Paquistão, que exerce significativa influência nos militantes, organizou uma histórica primeira rodada de negociações de paz em julho. No entanto, as negociações voltaram a parar pouco depois, quando os talibãs confirmaram a morte do seu líder, Mullah Omar.

Os Estados Unidos e a China têm pressionado para que este processo seja retomado, mas as relações tensas entre Islamabad e Cabul têm dificultado os esforços.

Um comunicado do governo paquistanês, na noite de ontem, indica que Ghani e Sharif falaram sobre as negociações, em Paris.

“Os dois líderes acordaram trabalhar com todos os que entrem neste processo como atores políticos legítimos e ajam, juntamente com o governo afegão, contra aqueles que recusem seguir o caminho da paz”, diz o comunicado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)