Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim reforça pedido ao ministro da Justiça para conter violência em Ariquemes


Dada a repercussão do pedido de envio de força – a Polícia Federal – para conter a violência em Ariquemes, feito ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), novo relato minucioso da situação foi feito pelo parlamentar ao ministro, essa semana, em Brasília, onde se atesta que a causa – tese de Amorim – que deu origem à escalada da violência em sua região, com assassinatos periódicos, destruição de bens públicos e barbárie de toda espécie, teve início às vésperas das eleições municipais de 2004, com  o atentado a fogo a sede da Prefeitura Municipal.
“O processo teve o seu início as vésperas da eleição municipal em 2004, com o atentado a fogo a sede da Prefeitura Municipal, a intervenção do aparelho policial do Estado, Polícia Militar, Civil, inclusive o Exército e a própria Polícia Federal, em nada resultou, a não ser constrangimento aos eleitores no dia da eleição, nada foi apurado, apesar das evidências e denúncias. Muito pelo contrário, o que restou da nebulosa ação, foram várias acusações, atentados a bala em residências, como foi o caso do senhor Adgar Resende, atacado a balas por dois indivíduos em uma motocicleta”, relata Amorim ao ministro.

Amorim alega ter procurado o Ministério da Justiça para que o caso não “caia na vala do esquecimento”,  como caso rotineiro e impune e que no futuro o caso não se repita, principalmente com as proximidades de ano eleitoral.
“Percebe-se que existe uma visível intenção de que o caso caia na vala do esquecimento, e que nas próximas eleições o fato se repita, já como um fato rotineiro e impune, conspurcando o processo eleitoral”, se justifica o deputado.
Amorim reiterou ao ministro, as conseqüências dessas intimidações e atentados em série que culminou com o assassinato de Adgar Resende e contou que no dia três de agosto passado, um pistoleiro foi preso e teria confessado ter recebido R$ 3 mil para matar Adgar.
“E já na prisão o processo de barbárie teve andamento com a agressão covarde ao pistoleiro que teve seus dois olhos perfurados, sem que ninguém saiba o autor da agressão, e nem do seu mandante. Em que pese a minha ação pessoal, denunciando os fatos, pedindo providências às autoridades do Estado, até a presente data não temos conhecimento de nenhuma ação efetiva para desvendar a autoria ou os mandantes do atentado”, afirma o parlamentar;
Ainda de acordo com relato de Amorim ao ministro, outras pessoas foram vítimas de atentados, caso de Dona Cleir, que jurada de morte teve que se mudar de Ariquemes. “Por essa razão, deposito no Ministério da Justiça e em sua força, a Polícia Federal, diligências que esse caso requer para se dar cabo a essa escalada da violência que tanta dor tem causado às famílias em Ariquemes e em nosso Estado”, clama Amorim ao ministro Tarso Genro.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho

O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

Porto Velho intensifica combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho, instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma data de grande relevância para a conscientização e mobilização

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

Descarte irregular pode prejudicar limpeza urbana e comprometer organização dos bairros em Porto Velho

A Sistemma Serviços Urbanos reforça a importância da colaboração da população para manter Porto Velho mais limpa e organizada. Um dos principais des

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Está tudo pronto para a grande festa da torcida brasileira em Porto Velho. Neste sábado (13), a Seleção Brasileira entra em campo para sua estreia na

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)