Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

BURITIS: Jovens aprendem lapidação de pedras


 

Um curso de lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas está sendo realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria de Abreu Bianco, em Buritis.

 O curso está sendo oferecido à comunidade pela GEPRO ou Gerência de Educação Profissional da SEDUC e tem o objetivo de formar mão-de-obra especializada em lapidação para um mercado que hoje se encontra em franco crescimento.

Além disso, o curso está incluso nas políticas de inclusão social e de combate à pobreza, do Governo Lula, política esta que vem sendo desenvolvida em parcerias com as prefeituras e os governos dos estados.

Segundo informou o professor de lapidação Edílson Cunha, ministrante do curso, este curso é gerenciado por uma empresa terceirizada e detentora dos equipamentos. Está sendo realizado simultaneamente em vários municípios. No momento, em Buritis e Porto Velho.

A princípio são abertas vagas para noventa pessoas e o índice de conclusão é considerado alto. Geralmente estas pessoas são recrutadas por empresas de confecção de jóias ou montam o seu próprio negócio.

Os jovens que estão envolvidos na aprendizagem se dizem satisfeitos e estão na expectativa de que assim que terminem encontre logo colocação no mercado.

Fonte: Arnaldo da Silva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)