Segunda-feira, 17 de agosto de 2009 - 09h05
O deputado Federal Eduardo Valverde (PT/RO) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) foram homenageados nesta sexta-feira, pela direção do campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal.
Na ocasião inauguraram o laboratório de informática, construído e equipado com recursos de emendas dos dois políticos rondonienses.
Em seu discurso o deputado Valverde disse do apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na expansão do número de vagas e das universidades públicas.
Só este ano as universidades federais irão oferecer mais de 227 mil vagas na graduação, o dobro em relação aos números de 2003, quando a oferta era de apenas 113.938 vagas. Além do Programa REUNI que tem contribuído para dar sustentabilidade ao processo de crescimento pelo qual o país tem passado nos últimos 5 anos. Também foram implantadas 12 novas universidades e a criação de mais quatro estão tramitando no Congresso. Através do REUNI e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão sendo implantados campi em 188 cidades do país.
Os cursos noturnos foram os que mais cresceram durante a expansão das universidades federais, passando de 29.549 cursos em 2006 para 79.080, em 2009, registrando aumento de 168%. Dados do MEC destacam ainda o papel das universidades na educação pós-graduada, onde são responsáveis por mais de 1.400 cursos de mestrado e doutorado.
Para Rondônia o governo autorizou mais de 200 novas contratações de docentes e pelo programa REUNI autorizou a expansão de mais de 30 novos cursos, tanto no período vespertino quanto noturno. Esse programa tem como principais objetivos estimular a reestruturação acadêmica dos cursos de graduação presenciais e dotar as universidades federais das condições necessárias para garantir a ampliação do acesso e a da permanência. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões.
Essa expansão frisou o deputado, permitirá a formação de profissionais capacitados para enfrentar os grandes desafios tecnológicos e, além disso, garantirá a oferta de professores qualificados para o sistema de educação básica do Brasil.
Fonte: Leila Denise
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil
Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)