Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Executivo e Legislativo discutem o crescimento organizado de Ji-Paraná



Uma reunião na manhã de ontem (30), no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo para tratarem sobre os rumos do crescimento organizado da zona urbana e rural de Ji-Paraná.

Tratou-se da apresentação da Revisão da Lei do Plano Diretor do Município, como também do Código de Obras e Postura, e Expansão Urbana.

A abertura do evento foi realizada pelo Prefeito, José de Abreu Bianco (DEM), que falou da importância do encontro. “Realizamos a revisão desta Lei do Plano Diretor, e antes de remetê-la à apreciação do Poder Legislativo, estamos fazendo uma exposição técnica para que possamos, sobretudo, discutir as mudanças e receber sugestões, para que possamos realizar as devidas alterações. Hoje em Ji-Paraná o nosso maior problema é a falta de drenagem e pavimentação, e isso acontece desde as primeiras administrações. Foi-se separando e loteando áreas públicas e privadas sem a preocupação de se exigir no mínimo a instalação de água e energia, quanto mais drenagem e pavimentação. Temos loteamentos com mais de 20 anos de liberado que nem energia tem”, explicou Bianco, afirmando que tem havido uma considerável melhoria em relação à pavimentação urbana nos últimos anos, porém não tem sido o suficiente. As questões como parcelamento do solo e expansão urbana, segundo o Prefeito, devem ser amplamente discutidas para que seja tomada a decisão mais acertada.

De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Rui Vieira, todas as alterações realizadas no Plano Diretor, código de Obras e Postura, além da Expansão Urbana, foram baseadas principalmente nos anseios da população. “A revisão do Plano Diretor obedece o Estatuto das Cidades e diz que temos que realizá-lo a cada 10 anos, estamos adiantados nesta questão e somos a primeira cidade do Estado a concluir este trabalho. Cumprimos uma extensa agenda de audiências públicas, leitura e consulta comunitária, e elaboramos novos mapas. Tudo isto é fruto de três anos de intenso trabalho com acompanhamento do Ministério das Cidades e supervisão da Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal”, disse o Secretário.

Após a apresentação das alterações realizadas na Lei do Plano Diretor pela Semg, o projeto é encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação.

Fonte: Adriana Albuquerque

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)