Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Funarte encerra Painel de Música Popular em Rondônia


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) encerrou na última sexta-feira (31) os primeiros dois primeiros Painéis de Música Popular, nos estados do Rio de Janeiro e em Rondônia. O evento na região Norte, assim como em todo o País, propõe aprimorar, atualizar e ainda ampliar o conhecimento de regentes, instrumentistas e estimular a troca de experiências entre músicos profissionais e estudantes. A realização é do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Cultura (Minc), com o apoio da Fundação JICRED/CDL.

Para o coordenador do Painel em Rondônia e professor, maestro Rafael Fontinele, além das aulas de música, ainda há o trabalho com abordagens pedagógicas, que foram dirigidos aos 20 alunos que se qualificaram para poderem lecionar música. “Nosso objetivo também é fomentar a criação e a produção de música instrumental e vocal, de cunho popular. É um serviço feito por etapas, com pequenas ações, desde cedo com as crianças para que assim possam, no futuro, engajar a sociedade local em manifestação artística de alto nível, através do nosso som. Aproveito para agradecer o apoio do professor Rodolfo Fontinele, que esteve nesses dias nos auxiliando”, falou. O projeto atendeu 72 alunos, que foram treinados por monitores.

Nos cursos, a Funarte contou com a parceria da ONG Ação Social pela Música do Brasil – Núcleo Maestro David Machado, que facilitou a participação de Clayson Batista Raposo, 10 anos, integrante do Espaço Social Sonho Meu, da Fundação JICRED/CDL. “Todos acham que faço algo bem legal e me elogiam por participar de ações como esta. Gosto muito de tocar a música “Tocando em frente”, de Almir Sater. Para tocar é preciso muito treino, mas não é difícil”.

INCENTIVOS

A apresentação da Orquestra Jovem A e B contou com o apoio da Orquestra de Flautas dos alunos do Espaço Social Sonho Meu, arrancou aplausos de familiares e amigos dos alunos no concerto de encerramento do Painel, nas dependências Igreja Evangélica de Confissão Luterana, na T-14, no segundo distrito de Ji-Paraná, que foi escolhida por realizar um projeto Tocando em Frente com aulas de flautas. “Vale a pena. Poderia estar em casa sem fazer nada ou na rua e, aqui estou aprendendo algo que servirá no meu futuro. Meus pais me apóiam e pedem até que toque exclusivamente”, disse o aluno Marcos Ulisses, 10 anos.

Fonte: Etiene Gonçalves
 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)